Cervejas artesanais do Paraná ganham reconhecimento nacional e impulsionam turismo regional

InícioParanáCervejas artesanais do Paraná ganham reconhecimento nacional e impulsionam turismo regional

O Paraná conquistou um novo título na 4ª Copa Cerveja Brasil, promovida pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) em São Paulo. A cerveja Canoa Quebrada, produzida pela 277 Craft Beer, em Foz do Iguaçu, conquistou medalha de prata no evento, que reuniu aproximadamente 1.060 rótulos de 135 cervejarias de todo o Brasil. Esse reconhecimento reafirma a relevância do Paraná no segmento e fortalece o turismo cervejeiro na região.

De acordo com a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), o Estado já acumula mais de 240 medalhas e premiações desde 2019 no Festival Brasileiro da Cerveja, maior evento do setor no país. Em março deste ano, a Sabores do Malte, de Maringá, recebeu outro importante reconhecimento, sendo eleita pela primeira vez como a melhor cervejaria no Concurso Brasileiro de Cerveja, realizado em Blumenau.

Luana Ponciano, chefe do Departamento de Turismo Gastronômico do Viaje Paraná, destaca a importância dessas premiações para o fortalecimento do turismo no Estado. “Podemos dizer que hoje as cervejarias paranaenses já têm um olhar mais qualificado para o turismo, entendendo as questões que envolvem um roteiro, por exemplo. Basta ver como muitas delas já oferecem visitas guiadas em suas fábricas, criando uma experiência em meio à produção, degustação e harmonização das bebidas, transformando o produto em um atrativo turístico”, afirmou.

Conforme dados da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), o Paraná conta, em 2024, com mais de 170 cervejarias registradas e uma produção anual estimada em 7,8 milhões de litros. O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, enxerga grande potencial no turismo cervejeiro. “Ter cada vez mais cervejas e rótulos consagrados eleva o nível do Paraná neste mercado. Esse é um segmento em ascensão e com grande busca por parte dos turistas, e para mostrar e aproveitar esse potencial, o Estado apoiou o lançamento da Rota Cervejeira em Curitiba”, disse.

Curitiba é considerada um dos polos cervejeiros mais relevantes do Brasil. Segundo Mário Kleina, diretor de Comunicação da Procerva, as iniciativas entre a associação e os órgãos de turismo são alinhadas. “O Paraná é hoje referência no segmento e pioneiro no turismo que envolve essa produção, muito pela quantidade das cervejarias que existem aqui e também pela qualidade dos rótulos produzidos”, destacou. “Nossas cervejarias entregam produtos referência, o que resulta no reconhecimento do Paraná dentro do mercado brasileiro e até internacional. Os prêmios são importantes, porque acabam atraindo turistas e fomentando o turismo cervejeiro, um objetivo em comum entre o Estado e a Procerva”, concluiu.

Foz do Iguaçu também se destaca como destino para os amantes de cerveja artesanal. A 277 Craft Beer, além da recente medalha de prata, já acumula mais de 30 premiações por seus rótulos, que conquistam moradores e turistas da tríplice fronteira. “Para nossa cervejaria 2024 foi um ano incrível porque participamos de diversos concursos e fomos premiados em muitos deles. Fizemos uma escolha, dando um toque brasileiro e regional para nossas cervejas, e isso tem dado muito certo”, afirmou Agenor Maccari, proprietário da 277 Craft Beer.

O setor também se fortalece com o lançamento recente da Rota Cervejeira em Curitiba, uma iniciativa da Secretaria estadual do Turismo (Setu-PR). O tour abrange 17 bairros e inclui mais de 20 pubs, bares e microcervejarias, conectando turistas, apreciadores e profissionais ao universo curitibano das cervejas artesanais. O roteiro percorre os bairros Orleans; Santa Felicidade; Água Verde; Portão; Xaxim; Umbará; Hauer; Prado Velho; Boqueirão; Hugo Lange; Ahú; Pinheirinho; Boa Vista; Centro Cívico; Bom Retiro; Cascatinha e Pilarzinho.

Compartilhe esta publicação