Milhares de pessoas participaram da 1ª Caminhada do Meio-Dia no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, promovida no último sábado (22) pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O evento faz parte da programação da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio e contou com a participação de mais de 70 municípios paranaenses, além da Capital.
Homens, mulheres, crianças, autoridades, representantes da sociedade civil organizada e líderes religiosos se uniram em memória das vítimas de feminicídio em todo o Paraná. Durante todo o trajeto, foram exibidos cartazes, balões e faixas, pedindo a conscientização da população na luta contra esse grave problema.
A passeata em Curitiba teve início na Praça Santos Andrade e, ao meio-dia em ponto, com o badalar dos sinos, houve um minuto de silêncio em respeito às vítimas. Em seguida, os participantes atravessaram diversas ruas do centro da cidade em direção à tradicional Boca Maldita.
Luiza Brunet, ex-modelo e ativista no combate à violência contra as mulheres, emocionou-se com a iniciativa e destacou a importância do movimento. “Esse movimento representa a conscientização da luta contra o feminicídio no Brasil e no mundo. O aumento no número de casos é assustador, e a única forma de pararmos com isso é levando essa conscientização real para as pessoas”, afirmou.
“A sociedade precisa se mobilizar e se orientar para observar as mulheres que estão em sofrimento, se posicionando, denunciando e motivando-as a buscarem ajuda”, completou.
Leandre Dal Ponte, secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, reforçou o compromisso do Paraná em criar recursos e políticas públicas para acabar com a violência contra a mulher e reduzir o número de óbitos por feminicídio. “São milhões de mulheres vivendo em ambientes violentos, vítimas de violência e assédio, moral, emocional e sexual. Isso tem que acabar, e precisamos de uma grande mudança cultural. Por isso, o Governo do Estado lançou a campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, pelo fim da violência contra a mulher. Vamos construir um Estado onde as mulheres se sintam protegidas e respeitadas”, afirmou.
A data do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi criada após uma lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O dia 22 de julho foi escolhido em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. Em Guarapuava, parentes e amigos da advogada estiveram presentes na caminhada, expondo cartazes, faixas e dezenas de cruzes em memória das vítimas.
Bruna Spitzner, prima de Tatiane e procuradora da Mulher na Câmara de Vereadores de Guarapuava, ressaltou a importância da data para trazer à luz a problemática do feminicídio. “Todo ano vai doer, é uma data que não tem como passar em branco, não tem como não lembrar. Por que não transformar isso em uma luta? Não foi só a Tati, ela não foi a primeira e não foi a última. A data é importantíssima para que a gente olhe para o problema de fato. Essas são mortes evitáveis”, lamentou.
O feminicídio, crime tipificado em 2015, é caracterizado pelo homicídio cometido pela condição de mulher, seja no contexto de violência doméstica e familiar ou por menosprezo ou discriminação à condição feminina. As motivações incluem ódio, desprezo ou o sentimento de posse sobre as mulheres.
Segundo dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR), em 2022 foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio no Estado. De 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres.
Diversas autoridades participaram da caminhada, incluindo o secretário de Estado da Secretaria das Cidades, Eduardo Pimentel; o ex-governador do Estado, Orlando Pessuti; a procuradora-geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva; a controladora-geral do Estado, Luciana Carla da Silva Azevedo; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; a Secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande; o secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski; a secretária em exercício da Justiça e Cidadania, Rúbia Rossi; o diretor-geral do Detran, Adriano Furtado; o diretor-geral da Casa Civil, Luciano Borges; a presidente da Ordem dos Advogados – Seção Paraná (OAB-PR), Marilena Winter; representantes da Assembleia Legislativa do Paraná, do Tribunal de Justiça do Paraná, da Guarda Municipal de Curitiba e servidores municipais; Conselhos de Segurança; além de lideranças religiosas e de etnias.
Texto adaptado de: A folha do sudoeste.