O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 é 31 de maio, exceto para os moradores dos municípios gaúchos, devido ao estado de emergência declarado.
O primeiro lote de restituição do IRPF será pago em 31 de maio, antecipar o envio da declaração é um dos requisitos para receber a restituição mais rapidamente, embora não seja o único. Veja abaixo a ordem de pagamento das restituições do IR e seus respectivos prazos.
Calendário de restituição
- Primeiro lote: 31 de maio
- Segundo lote: 28 de junho
- Terceiro lote: 31 de julho
- Quarto lote: 30 de agosto
- Quinto e último lote: 30 de setembro
Ordem de prioridade para a restituição
Os contribuintes prioritários para a restituição são os seguintes:
- Cidadãos com 80 anos ou mais.
- Contribuintes idosos com 60 anos ou mais.
- Pessoas com Deficiência e portadores de enfermidades graves.
- Indivíduos cuja principal fonte de renda seja o ensino.
- Contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e/ou pelo recebimento da restituição via Pix.
- Demais contribuintes.
Recebendo restituição via pix
A Receita Federal aceita apenas o CPF como chave Pix. Isso ocorre porque o programa de declaração solicita o CPF no início do processo, e digitá-lo incorretamente impede a continuação. Portanto, não há margem para erros.
Para receber a restituição via Pix, informe a chave Pix ao iniciar ou abrir sua declaração, na tela “Início”, no quadro “Imposto a Pagar”, no campo “Informações bancárias”. A opção de chave Pix só é exibida para quem já cadastrou uma chave com o CPF.
Alternativamente, informe a chave Pix ao final do processo, antes de enviar a declaração. No último passo, ao inserir ou confirmar os dados bancários, você pode escolher a opção do Pix.