De cada dez brasileiros, seis devem gastar mais com viagens neste fim de ano do que em 2023. É o que aponta uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Locomotiva. Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados afirmaram que pretendem investir mais para viajar no período. As cidades com praias são apontadas como os destinos mais desejados entre quem pretende passar as festas fora de casa.
O estudo, realizado com 1.461 entrevistados entre os dias 2 e 4 de dezembro, revela que metade dos brasileiros (52%) planeja viajar neste fim de ano. Entre os participantes, 29% disseram que vão gastar o mesmo que no último ano, enquanto 13% declararam a intenção de reduzir os gastos.
De acordo com o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, os jovens lideram o interesse por viagens, com 58% desejando estar fora de casa durante as comemorações de fim de ano. “Os dados demonstram que os brasileiros estão conseguindo investir mais nas viagens de férias este ano. Claro que as classes mais altas têm mais fôlego, mas as classes C e D também querem curtir as festas de fim de ano longe de casa, principalmente o público mais jovem”, afirmou Meirelles.
Entre os entrevistados das classes A e B, 63% disseram querer viajar no período. Na classe C, o percentual alcançou 48%, enquanto entre as classes D e E, 45% demonstraram a mesma intenção.
Em relação aos destinos preferidos, 57% dos entrevistados indicaram buscar cidades com praia, 18% preferem cidades grandes fora do litoral, e 16% optam por cidades menores e mais tranquilas para descansar. Quanto aos tipos de hospedagem escolhidos, 49% afirmaram que preferem hotéis ou pousadas, enquanto 24% planejam alugar uma casa ou apartamento e 16% devem ficar em residências próprias ou emprestadas. Já 4% escolheram acampar e 2% pretendem se hospedar em hostels ou albergues.