Na manhã deste sábado (18), a Força Aérea Brasileira (FAB) embarcou 20 toneladas de ração destinadas ao Rio Grande do Sul. A carga, destinada a alimentar cães e gatos afetados pelas enchentes que assolaram o estado, foi transportada pelo avião KC-390 Millennium, que também levou itens essenciais para os animais, como caixas de transporte, camas e bebedouros.
Antes da partida, ocorreu um evento simbólico com a presença de crianças e cachorros, destacando o envio dos suprimentos para os animais do sul do país. A decolagem ocorreu às 11h32, partindo da Base Aérea de Brasília com destino à Base Aérea de Canoas.
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, esteve presente durante o embarque da ajuda aos pets gaúchos, acompanhada pela cadelinha Resistência. Resistência ganhou destaque nacional ao acompanhar Janja e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na posse presidencial em janeiro de 2023.
Janja, além de Resistência, agora também é tutora da cachorrinha Esperança, uma vira-lata resgatada das enchentes em Canoas e adotada pelo casal.
Resgates em andamento
Mais de 12 mil animais de estimação e silvestres já foram resgatados das áreas alagadas no estado. Principalmente cães e gatos, mas também aves, guaxinins e cavalos foram resgatados. Após triagem veterinária, os animais em bom estado de saúde são devolvidos aos tutores identificados. Aqueles sem identificação são encaminhados para abrigos públicos, ONGs ou clínicas veterinárias, se estiverem feridos.