16% dos brasileiros acima de 18 anos compraram livros nos últimos 12 meses, aponta pesquisa

InícioGeral16% dos brasileiros acima de 18 anos compraram livros nos últimos 12 meses, aponta pesquisa

Pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, intitulada Panorama do Consumo de Livros, revela que 16% da população brasileira maior de 18 anos comprou ao menos um livro nos últimos 12 meses. Em comparação com outras atividades culturais, os livros foram a segunda categoria mais consumida, ficando atrás apenas do cinema. A maior parte dos consumidores adquiriu entre três e cinco livros nesse período.

As mulheres representam 62% dos consumidores que compraram mais de dez livros nos últimos 12 meses. Dentro desse grupo, 41% pertencem à classe B e 39% à classe C. Ainda segundo o levantamento, as mulheres da classe B estão mais concentradas no Nordeste, enquanto as da classe C predominam no Sudeste.

O estudo destaca que a maior parte dos consumidores avalia como caros os livros escolares, além de obras voltadas para aprimoramento pessoal e profissional. Já os livros de entretenimento e lazer, bem como os livros infantis e juvenis, são apontados como de custo neutro, ou seja, nem caros nem baratos.

Em relação aos canais de compra, 55% dos consumidores optam por lojas online, enquanto 39% preferem adquirir livros em lojas físicas. A pesquisa aponta que o Nordeste tem o maior percentual de consumidores que preferem comprar online. Aqueles que compram livros pela internet também apresentam maior consumo de bens relacionados a tecnologia e conectividade. Por outro lado, os consumidores que preferem lojas físicas têm maior propensão ao consumo de outros bens culturais. Para a maioria desses consumidores, preços equivalentes entre as lojas físicas e online estimulariam compras presenciais.

Sobre o formato dos livros, o levantamento revela que 56% dos consumidores adquiriram apenas livros físicos nos últimos 12 meses, enquanto 14% consumiram exclusivamente livros digitais. Outros 30% compraram tanto livros impressos quanto digitais. O grupo de consumidores masculinos concentra o maior percentual daqueles que compram apenas livros digitais. O Sul do país tem o menor percentual de consumidores que consomem exclusivamente livros digitais, enquanto o Nordeste lidera com 36% dos consumidores que adquiriram livros em ambos os formatos.

Compartilhe esta publicação