Abriram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de junho, exclusivamente pelo site do Núcleo de Concursos. Ao todo, são ofertadas 5.313 vagas em 143 cursos, nos campi localizados em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. A taxa de inscrição é de R$ 195, o mesmo valor cobrado nos últimos três anos, com possibilidade de isenção para candidatos com baixa renda.
Pelo menos 50% das vagas serão destinadas a estudantes de escolas públicas ou de escolas comunitárias conveniadas com o poder público que atuam na educação do campo. Dentro desse percentual, há cotas para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. O restante das vagas será destinado à ampla concorrência. Além disso, a UFPR reserva, em cada curso, uma vaga suplementar para pessoas com deficiência, que precisam enviar documentação comprobatória durante o período de inscrição.
Os candidatos que optarem pelas cotas serão avaliados por bancas específicas de validação de autodeclaração. Para pretos e pardos, o procedimento consiste em entrevista por videoconferência. Já indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência devem enviar documentos comprobatórios no ato da inscrição, que serão analisados por bancas especializadas para cada grupo. Aqueles que declararem renda mensal de até um salário mínimo por pessoa da família também precisam comprovar a condição até 11 de junho. Candidatos inscritos no CadÚnico podem enviar apenas o comprovante de cadastro, enquanto os demais devem encaminhar a documentação especificada no edital.
A isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada por candidatos que atendam a um dos seguintes critérios: estar inscrito no Cadastro Único do governo federal; ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou ter recebido bolsa integral em escola particular; e, simultaneamente, comprovar renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. O prazo para o pedido de isenção vai até o dia 2 de maio.
A prova da primeira fase será aplicada no dia 5 de outubro, em onze cidades: Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Joinville, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo. Os candidatos podem escolher a cidade onde realizarão esta etapa. Já na segunda fase, marcada para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, as provas serão realizadas na cidade onde o curso escolhido pelo candidato está sediado. Uma exceção ocorre com os inscritos para cursos sediados em Pontal do Paraná, que farão a segunda fase em Matinhos.
No dia 30 de novembro, todos os convocados para a segunda fase deverão realizar a prova de compreensão e produção de textos. No dia seguinte, 1º de dezembro, será a vez das provas de conhecimentos específicos, aplicadas apenas para cursos que exigem este tipo de avaliação. Na mesma data, também ocorre a prova de habilidades específicas para inscritos no curso de Música. A divulgação do resultado final do Vestibular 2026 está prevista para o dia 16 de janeiro.
Confira abaixo as principais datas:
– 09/04 a 06/06: Período de inscrições
– 22/04 a 09/06 (até o meio-dia): Alteração de dados da inscrição
– 06/06: Prazo final para geração do boleto da taxa de inscrição
– 09/06: Último dia para pagamento da taxa
– 09/06 a 02/05: Solicitação de isenção da taxa de inscrição
– 09/04 a 09/06: Envio de documentação comprobatória para candidatos indígenas, quilombolas e com deficiência
– 09/04 a 09/06: Comprovação de baixa renda (envio de documentos)
– 09/04 a 09/06: Solicitação de atendimento especializado e envio de documentação
– 17/07: Divulgação dos candidatos pretos e pardos convocados para bancas de validação
– 24/07 a 07/08: Banca de validação para candidatos pretos e pardos
– 05/10: Prova da primeira fase
– 28/10: Divulgação da lista de convocados para a segunda fase
– 30/11 e 01/12: Aplicação das provas da segunda fase
– 16/01/2026: Divulgação do resultado final
Mais informações estão disponíveis no edital do Vestibular UFPR 2026.