Paraná recebe mais de 42 mil canetas de insulina

InícioSaúdeParaná recebe mais de 42 mil canetas de insulina

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu uma remessa de 42.930 canetas de insulina análoga de ação rápida, utilizadas no tratamento do diabetes mellitus tipo 1. Essa quantidade é suficiente para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná até o final de agosto. Apesar das dificuldades relatadas pelo Ministério da Saúde na aquisição desse medicamento, não houve falta de estoque no estado.

As canetas de insulina estão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, e serão distribuídas às Regionais de Saúde nos próximos dias.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou que esse quantitativo é suficiente para tratar mais de 12 mil pacientes e que nenhum deles ficou sem assistência devido à falta de unidades de insulina. No entanto, a chegada dessa nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde traz maior segurança no abastecimento.

Desde que a insulina análoga de ação rápida foi incorporada ao SUS, o Ministério da Saúde realiza a compra de forma centralizada. Nos últimos meses, o governo federal enfrentou dificuldades na aquisição desse medicamento. Para evitar o risco de desabastecimento, após diálogos com o setor farmacêutico, foi feita uma compra emergencial de 1,3 milhão de unidades, divididas em diferentes remessas.

A insulina análoga de ação rápida foi incluída na lista de medicamentos oferecidos pelo SUS em 2017. Ela é indicada para o tratamento de pessoas com diabetes, uma condição crônica não transmissível e hereditária.

Texto adaptado de: A folha do sudoeste.

Compartilhe esta publicação