A Sanepar lançou um serviço que permite o pagamento de faturas atrasadas diretamente nos imóveis, por meio de cartões de débito ou crédito. A iniciativa tem como objetivo evitar o corte no fornecimento de água, atendendo clientes com débitos vencidos há mais de 48 dias. O pagamento pode ser feito à vista ou parcelado. A novidade foi testada em junho nas cidades de Piraquara e Quatro Barras.
Nesta terça-feira (1º), o serviço passou a incluir os municípios de Campina Grande do Sul, Colombo e Pinhais. Ainda no mês de julho, a medida será expandida para Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Curitiba, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras. De acordo com Wilson Bley, diretor-presidente da Sanepar, o serviço será disponibilizado gradativamente em todo o Paraná até o final do ano. “Sabemos que momentos difíceis podem inviabilizar o pagamento. Agora, possibilitamos que o cliente quite seu débito na porta de casa”, afirmou.
Bihl Zanetti, diretor Comercial da Sanepar, destacou que essa mudança representa uma modernização nos processos de cobrança, que antes exigiam deslocamento até uma Central de Relacionamento para efetuar o pagamento e solicitar a religação da água. “Isso é uma quebra de paradigma, trazendo mais comodidade e rapidez para o cliente. O pagamento em casa pode, inclusive, ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito”, explicou.
O pagamento efetuado no ato do corte é processado diretamente no sistema da Sanepar, sem necessidade de comprovações adicionais. Após a transação, um comprovante detalhado é gerado na hora, contendo informações do imóvel, valor pago, bandeira e tipo do cartão utilizado, taxas aplicadas e número de parcelas, se houver. O diretor enfatizou que os agentes de corte aceitam somente pagamentos com cartão, não sendo possível efetuar pagamentos via PIX ou em dinheiro.
Bihl também ressaltou que os agentes responsáveis pelas visitas estão devidamente identificados e são contratados pela Sociedade Civil de Saneamento (SCS), que presta serviços para a Sanepar. “Eles verificam os dados do titular, como CPF ou CNPJ, a matrícula e o valor devido. Se houver dúvidas, o cliente pode confirmar as informações no aplicativo Sanepar Mobile ou pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Há ainda a opção de ligar para o 0800 200 0115”, comentou.
O processo de pagamento é seguro, com autenticação e autorização via token. Encargos como juros e multas serão lançados em faturas futuras. A Sanepar também tem inovado em outros formatos de pagamento, como PIX via WhatsApp, atualmente em fase de testes. “Queremos que o cliente resolva suas pendências de forma prática. Agora, além dos nossos meios tradicionais, levamos o pagamento com cartão até a porta de casa, oferecendo uma solução ágil e eficiente”, concluiu Wilson Bley.
Os agentes de corte seguem um roteiro diário de visitas aos imóveis com débitos pendentes há mais de 48 dias. Antes de finalizar o pagamento, os clientes podem conferir todas as informações na máquina de arrecadação. A medida reforça a política de inovação da Sanepar, que busca melhorar a eficiência e aumentar a satisfação dos clientes.