Prefeitura de Curitiba promove cursos gratuitos para mulheres com foco em empreendedorismo e qualificação

InícioParanáPrefeitura de Curitiba promove cursos gratuitos para mulheres com foco em empreendedorismo e qualificação

Curitiba conta com 459 mil mulheres inseridas no mercado de trabalho formal e elas representam 46% dos 210 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) da cidade. Com o objetivo de potencializar sua presença no mercado, seja em novos cargos, na criação de empresas ou na gestão do próprio negócio, a Prefeitura oferece cursos profissionalizantes gratuitos voltados especialmente para elas. As inscrições podem ser realizadas através do Portal Aprendere.

Durante o mês de março, em celebração ao Dia da Mulher, duas das 38 turmas de cursos ofertadas pela Prefeitura para toda a comunidade serão exclusivas para o público feminino: Manutenção de Eletrodomésticos e o Bora Empreender com Comida. Outros cursos dessa programação têm, majoritariamente, inscrições realizadas por mulheres, como os das áreas de Beleza, Estética e Alimentação, que fazem parte do programa Liceu de Ofícios e Inovação.

Nesses segmentos, estão disponíveis capacitações em habilidades voltadas a salões de beleza – como penteados e maquiagens para noivas, tranças, manicure e pedicure –, além de formações em gastronomia, como preparo de salgados e salgadinhos de festa, sushi e sashimi, hambúrguer gourmet, bolos e tortas. Esses cursos oferecem oportunidade de aprendizado gratuito para atualizar o currículo e desenvolver novos conhecimentos.

As qualificações oferecidas pela Prefeitura de Curitiba são abertas a todos os públicos, independentemente de gênero, idade ou escolaridade, com foco na busca por emprego ou melhoria de cargos. Os cursos também abrangem áreas como comércio e atendimento (técnicas de venda, atendimento para garçom, recepção em serviços de saúde), relação de trabalho, logística e informática básica (Windows, Word e Excel). Todas as inscrições podem ser efetuadas no Portal Aprendere.

O programa Liceu de Ofícios, sob gerência da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), mantém oportunidades durante todo o ano. Em março, serão ofertadas 686 vagas para cursos presenciais realizados com o apoio de especialistas do programa e de instituições parceiras, como a Electrolux, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Paraná (Senac/PR) e o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). Cada qualificação possui carga horária específica, variando de 4 a 45 horas-aula para conclusão com direito a certificação. No Portal Aprendere, também é possível verificar os requisitos para cada curso, como idade mínima ou nível de escolaridade necessário para participar.

“Curitiba tem ofertado emprego e também a condição da pessoa se qualificar para o emprego. A pessoa precisa ter habilidades que ela vai desenvolver e adquirir conhecimento para ser uma mão de obra melhor qualificada. Às vezes, a empresa não encontra pessoas qualificadas para aquele emprego e nós queremos corrigir isso, com cursos de alta qualidade de conteúdo e gratuitos”, destacou o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.

Compartilhe esta publicação