Para o Conselheiro da OAB, Eduardo Tobera Filho, as fake news, informações falsas e ameaças recentes contra a imprensa, assim como as ofensas pessoais sem foco em melhorias municipais, são obstáculos eleitorais que impedem o eleitor de fazer uma escolha justa e informada baseada em verdadeiras propostas.
Para combater esses problemas, a educação e a ética são ferramentas essenciais que devem começar pelos próprios candidatos, ressalta Tobera. Ele observa que a população está cada vez mais atenta às questões políticas municipais e nacionais, identificando as fake news e percebendo quando pré-candidatos iniciam ataques pessoais para desmerecer adversários e angariar votos.
Segundo o Conselheiro, é lamentável que alguns não tenham notado que a população já reconhece essas táticas infelizes e está excluindo esses candidatos da possível lista de votos.
No âmbito político e profissional, algumas pessoas tentam se destacar falando mal dos outros, mas Tobera enfatiza que realizar um bom trabalho e conduzir uma campanha bem-feita trará resultados positivos. Ele defende que a educação eleitoral e de políticas públicas deve alcançar os pré-candidatos e seus assessores, para que eles entendam o valor de debater ideias, plataformas eleitorais e as dúvidas da população, além de conhecerem as penalidades para quem dissemina notícias falsas e ataques pessoais.
Tobera finalizou alertando que a Comissão Eleitoral da OAB Palmas, liderada pelo Presidente Dr. Luiz Fernando Tesseroli e a Vice-Presidente Vânia Deretti, junto com os demais membros, fiscalizarão as fake news, ataques e crimes eleitorais 24 horas por dia, para garantir eleições justas e limpas, defendendo a democracia e a população.
Texto adaptado da Folha do Sudoeste.