A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu 946 galões de óleo lubrificante, totalizando aproximadamente 19 mil litros, em embalagens com indícios de falsificação. A operação foi realizada nesta quinta-feira (17) em dois estabelecimentos comerciais em Umuarama, localizada no Noroeste do Paraná.
No primeiro local, foram encontrados e apreendidos nove galões de 20 litros cada, enquanto no segundo estabelecimento, foram 937 galões também de 20 litros. O delegado da PCPR, Leonardo Rodrigues, informou que a ação no segundo local ocorreu em três pontos diferentes, todos pertencentes a uma mesma empresa, localizados nos bairros Parque Industrial II, Zona 3 e no distrito de Lovat.
“A operação contou com o apoio dos representantes das empresas vítimas, que possuíam expertise para verificação preliminar, já que as embalagens dos produtos também são falsas, assim como os dados impressos, que não correspondem aos dados oficiais das empresas”, explicou Rodrigues.
O delegado explica que as apreensões serão mantidas em armazenagem, e amostras serão encaminhadas para perícia a fim de verificar a falsificação. “Caso a falsidade seja comprovada mediante laudo, os responsáveis poderão responder por crime contra as relações de consumo, cuja pena é de detenção de dois a cinco anos, ou multa”, acrescentou.
A PCPR solicita a colaboração da população com informações para auxiliar nas investigações. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelos números 197 da PCPR, 181 do Disque-Denúncia ou pelos telefones (44) 3621-2650 e (44) 99734-4139, diretamente à equipe de investigação.
Foto: PCPR.