O governo Lula (PT) realizou duas licitações voltadas para a aquisição de móveis e eletrodomésticos ao Palácio do Planalto, totalizando estimados R$ 1,7 milhão. Os editais incluem itens como polidores de sapato, máquinas de secar roupa, freezers, sanduicheiras, mesas e cadeiras de reunião.
Entre os itens destacados, 38 lustradores ou polidores elétricos de sapato somam R$ 62,7 mil. A compra de cadeiras de escritório, incluindo modelos giratórios e do tipo ‘presidente’, alcança R$ 518 mil para 264 unidades. Também estão previstas 35 fragmentadoras de papel, com custo total superior a R$ 90 mil, e 30 cabideiros de madeira maciça, totalizando R$ 22,2 mil. No geral, o gasto com mobiliário concentra R$ 1,4 milhão do montante estimado.
De acordo com a justificativa apresentada nos documentos da licitação, o objetivo é “propiciar um processo de aquisição com economicidade, eficácia e eficiência, viabilizando o melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis”. O estudo técnico preliminar destaca ainda a necessidade de atender plenamente as demandas da Divisão de Patrimônio e Unidades Administrativas da Presidência da República, garantindo “ambientes de trabalho adequados à prestação de serviço de suas responsabilidades”.
Entre os eletrodomésticos mais dispendiosos, estão duas máquinas de secar roupa, no valor total de R$ 71.513,60. Também serão adquiridos 31 freezers, sendo 20 do tipo doméstico e 11 duplex (duas portas), com valor total que ultrapassa R$ 78 mil. A sessão pública para a seleção das empresas responsáveis pela entrega está prevista para 27 de fevereiro, às 9h30, em Brasília. O critério de escolha será pelo menor preço, conforme estabelecido nos editais.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) divulgou nota esclarecendo que o processo se refere a um registro de preços destinado a eventual aquisição de mobiliário conforme a necessidade da administração. O objetivo é atender não apenas os órgãos essenciais da Presidência da República, mas também seus escritórios regionais. Ainda, a Secom reforça que os valores apresentados são apenas “estimados” e que a compra dos itens será realizada de acordo com a demanda.
A Presidência afirma que o registro de preços abrange mais de 720 itens e visa garantir a continuidade dos serviços administrativos e operacionais no órgão. Entre os gastos detalhados, destacam-se:
– Total da contratação (mobiliário): R$ 1,4 milhão;
– Total da contratação (eletrodomésticos): R$ 307 mil;
– 30 cabideiros de madeira maciça: R$ 22,2 mil;
– 38 lustradores/polidores elétricos de sapato: R$ 62,7 mil;
– 2 máquinas de secar roupa: R$ 71,5 mil;
– 11 freezers duplex: R$ 33 mil;
– 20 freezers domésticos: R$ 45,9 mil.