O Governo do Paraná abriu inscrições gratuitas até o dia 3 de outubro para o 24º Vestibular dos Povos Indígenas do estado. Ao todo, são oferecidas 52 vagas, sendo seis para cada uma das sete universidades estaduais e 10 para a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Essas vagas são suplementares aos processos seletivos regulares das instituições de ensino superior.
As provas serão realizadas em duas etapas, nos dias 24 e 25 de novembro, e os candidatos aprovados começarão a estudar no ano letivo de 2025.
As inscrições podem ser feitas tanto online quanto de forma manual. Quem optar pelo formato manual deve enviar ou entregar a documentação necessária nas universidades até o dia 27 de setembro, conforme especificado no edital.
Para facilitar o acesso dos candidatos, as provas ocorrerão em Curitiba e em outros sete municípios, dependendo da localização das terras indígenas. No interior do estado, as provas serão aplicadas em Cornélio Procópio, Tamarana, Mangueirinha, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Ortigueira e Santa Helena. Já os candidatos que residem fora do Paraná farão as provas em Curitiba. O ensalamento será divulgado no dia 1º de novembro.
De acordo com o Manual do Candidato, há 523 opções de cursos de graduação em 34 cidades, incluindo bacharelados, licenciaturas e cursos tecnológicos, distribuídos entre 430 cursos presenciais e seis na modalidade de ensino a distância (EAD), oferecidos pelas universidades estaduais.
No ato da inscrição, os candidatos devem indicar a instituição em que desejam se matricular, caso sejam aprovados. As matrículas dos classificados em primeira chamada ocorrerão conforme o limite de vagas disponível, seguindo as datas e locais divulgados nos editais específicos de cada universidade. Havendo vagas remanescentes, serão feitas chamadas complementares. Se ainda assim as vagas não forem preenchidas, os aprovados na ordem de classificação serão chamados.
O Vestibular dos Povos Indígenas é uma política pública garantida pela Lei n.º 13.134/2001 e conta com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), além das universidades estaduais e da UFPR. Em 2024, o processo seletivo será organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Avaliação
A primeira fase do vestibular será uma prova oral de língua portuguesa. Nela, os candidatos interpretarão um gênero textual específico, oferecendo opiniões e argumentações fundamentadas. A avaliação levará em conta a coerência da discussão dos temas e a capacidade de argumentação e opinião, ambos avaliados em até 25 pontos.
No segundo dia, os candidatos enfrentarão a prova de redação e as questões objetivas de interpretação de textos, língua estrangeira moderna ou indígena, biologia, física, geografia, história, matemática e química.
Na redação, os candidatos serão avaliados com base na capacidade de abordar o tema proposto, respeitando a norma padrão do português, além de coesão, organização das ideias e a habilidade de conectar o texto a outras leituras e contextos.
Foto: SETI-PR.