O Governo do Paraná marcou presença na 30ª Bett Brasil, o maior evento de inovação e tecnologia educacional da América Latina, realizado entre 29 de maio e 1º de junho em São Paulo. Durante o evento, que reúne participantes de mais de 28 países, o Estado destacou políticas públicas que integram gestão eficiente, modernização das escolas e uso estratégico da tecnologia.
Entre os destaques, o painel “Parcerias que transformam: como o Paraná está redefinindo a relação entre o Estado e a iniciativa privada na Educação” trouxe à tona o programa Parceiro da Escola. A atividade contou com a participação de João Luiz Giona Junior, diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), e Vinícius Klein, procurador do Estado, com mediação de César Cunha.
Outro momento relevante foi o debate sobre bibliotecas digitais, “Bibliotecas digitais e Educação Pública: conheça o Leia Paraná, um caso de sucesso no fomento à leitura”. A apresentação abordou como o Leia Paraná, integrado ao currículo escolar da rede estadual, ampliou o acesso à leitura, com mais de 1 milhão de livros lidos por estudantes. Participaram do painel Ane Carolina Chimanski, chefe do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Seed-PR, Lorena Pantaleão, coordenadora de Educação Digital, e Frederico Faria, gerente regional da Odilo.
“A proposta do Leia Paraná é promover o desenvolvimento da fluência leitora. Apresentamos o contexto do projeto, sua implementação, resultados e impacto na aprendizagem dos estudantes”, disse Ane Carolina Chimanski. Também foi destacado o projeto Booktube, uma iniciativa da Seed-PR que une literatura, trilhas sonoras e comunicação digital para engajar os jovens na leitura, utilizando vídeos curtos e trilhas temáticas como ferramentas inovadoras.
A participação do Paraná no evento reforça sua posição como referência nacional em soluções educacionais. O Estado investe em conectividade, inteligência artificial, modernização de infraestrutura escolar e programas como o Ganhando o Mundo, que permite a estudantes da rede estadual estudar no exterior. “A Bett é um espaço estratégico para a troca de conhecimento e para que nossas equipes conheçam inovações e aprimorem a educação pública”, afirmou João Luiz Giona Junior.
Sobre o programa Parceiro da Escola, os resultados da fase piloto e os próximos passos foram apresentados. Em execução em 82 escolas de 34 municípios, o programa transfere a gestão administrativa das unidades para empresas especializadas, liberando os diretores para focar exclusivamente na aprendizagem dos alunos. “O piloto foi bem-sucedido, e a ampliação para outras 80 escolas mostra que estamos avançando com diálogo e critérios técnicos claros”, explicou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
O programa possui aprovação de mais de 75% dos pais e responsáveis, com índices de até 92% em algumas instituições. As escolas Aníbal Khury Neto, em Curitiba, e Anita Canet, em São José dos Pinhais, são destaques, geridas pelos grupos educacionais Tom Educação e Apogeu. “O modelo se mostrou eficaz na melhoria da gestão educacional e do ambiente escolar”, acrescentou Roni Miranda.
Além dessas iniciativas, o Paraná destacou outros avanços na Bett Brasil, incluindo investimentos em laboratórios de informática, plataformas de aprendizagem com inteligência artificial, conectividade em sala de aula e formação continuada de professores. Esses esforços consolidam o Estado como líder em inovações educacionais no Brasil.