A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou, na manhã desta quinta-feira (16), uma operação que resultou na prisão de sete pessoas acusadas de integrar uma organização criminosa envolvida em homicídios, tráfico de drogas e outros crimes violentos. Dois dos suspeitos foram presos em Marechal Cândido Rondon, um em Foz do Iguaçu – apontado como líder do grupo – e outro em Guaratuba. Outros três já estavam detidos no sistema penitenciário por delitos anteriores.
Em Foz do Iguaçu, as diligências contaram com o apoio da Polícia Militar. Já em Guaratuba, a operação contou com a participação de policiais civis que atuam no programa Verão Maior Paraná. A ação mobilizou um total de 50 policiais e cumpriu oito ordens de busca e apreensão em Marechal Cândido Rondon, Toledo, Foz do Iguaçu e Guaratuba. Durante as buscas, foram apreendidas uma arma de fogo, 15 gramas de cocaína fracionada em pequenas porções, celulares e um circuito de videomonitoramento.
As investigações tiveram início há seis meses, após três homicídios registrados em Marechal Cândido Rondon, em julho de 2024. A delegada Yasmin Espicalsky explicou que os assassinatos estão relacionados à atuação de uma única organização criminosa. “O primeiro deles foi o de uma mulher usuária de drogas, morta por um casal que integrava o grupo. Posteriormente, o casal também foi morto após ser julgado por um ‘tribunal do crime’. O homem, por exemplo, foi encontrado sem os olhos, um ato de violência que serve como estratégia de intimidação. Os detalhes revelam a brutalidade dessa organização”, relatou a delegada.
Dois alvos da operação seguem foragidos, e a PCPR continua realizando diligências para localizá-los. A corporação solicita o apoio da população, que pode contribuir com informações de forma anônima pelos telefones 197 da PCPR, 181 do Disque-Denúncia ou pelo número (45) 3284-8450, diretamente à equipe de investigação.