Ondas de frio e previsão de 8°C no Paraná em abril são destaque; geada ainda é pouco provável

InícioGovernoOndas de frio e previsão de 8°C no Paraná em abril são destaque; geada ainda é pouco provável

Meteorologistas preveem a chegada de três massas de ar frio de origem polar no Paraná durante o mês de abril. A primeira onda deve atingir o estado já neste sábado (8), quando as temperaturas podem chegar a 8°C na região centro-sul. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), cidades como General Carneiro e Palmas serão as mais impactadas neste período.

As ondas de ar frio devem ocorrer em três períodos: entre 5 e 9 de abril, de 12 a 16 de abril e no final do mês. As temperaturas tendem a cair gradualmente ao longo do mês, sendo a terceira massa polar a mais intensa. Segundo o Simepar, a chance de geadas em abril ainda é considerada baixa.

Além das quedas de temperatura, o estado deve registrar maior concentração de chuvas nos dez primeiros dias do mês. “Um sistema frontal na altura do Sul do país deve se deslocar para o oceano. Apesar do eixo não avançar sobre o Estado do Paraná, a presença dela contribui com a formação de linhas de instabilidade. Nos próximos dias, a presença dessas frentes frias deve ser mais frequente. Com isso teremos uma semana com tempo bastante abafado e chuva ocorrendo principalmente durante as tardes, não se descartando que ela venha com força em alguns momentos”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

Historicamente, em abril, o Paraná registra volumes de chuva mais altos nas regiões oeste, sudoeste e litoral. Por outro lado, as regiões do Vale do Ribeira e do norte pioneiro apresentam índices menores. Segundo o Simepar, a média de chuva acumulada em abril é de 140 mm em Cascavel, 190 mm em Guaraqueçaba, 87 mm em Londrina e 84 mm em Curitiba. Para o mês, há expectativa de que o litoral, os Campos Gerais e Curitiba mantenham volumes de chuva similares à média histórica. No interior do estado, no entanto, as chuvas devem ser inferiores ao esperado para o mês de abril.

“Para o setor norte, a questão da chuva ficar abaixo da média trará uma diferença pouco significativa, já que a média histórica já é baixa: de 80 mm a 100 mm. É bem provável que o agricultor ainda sofra com a falta de chuva. No oeste e sudoeste, apesar da chuva prevista estar ainda abaixo da média, esse acúmulo é alto. Deve chover mais do que no mês de março, o que pode trazer um alento para o agricultor”, acrescenta Braun.

O Simepar reforça ainda que as menores temperaturas de abril no estado costumam ser registradas na região centro-sul, onde a média histórica para o mês fica em torno de 15°C. Nessas áreas, a mínima média varia entre 10°C e 12°C, enquanto a máxima não ultrapassa os 22°C. Em Curitiba, os índices são semelhantes, com mínima média de 13°C, máxima de 23°C e média geral em torno de 17°C.

Por outro lado, as temperaturas mais altas em abril ocorrem nas regiões oeste e noroeste, com médias gerais de 23°C a 24°C. Nessas áreas, as mínimas médias variam de 17°C a 19°C, e as máximas oscilam entre 29°C e 31°C. O Simepar informa ainda que, no setor norte do estado, as temperaturas devem permanecer acima da média histórica, enquanto na metade sul os índices devem oscilar em torno da média, proporcionando períodos mais amenos.

Compartilhe esta publicação