O Governo do Estado está organizando uma nova operação de assistência às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Um comboio, composto por 22 técnicos do Instituto Água e Terra (IAT), 10 caminhões-pipa, 7 caminhonetes e 6 embarcações, partirá na segunda-feira (13), às 8 horas, do posto de gasolina Triângulo, em São Mateus do Sul, região Sul do Paraná. Essa força-tarefa atuará nos municípios indicados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Canoas, por 10 dias, até a quarta-feira (22).
Os caminhões-pipa, assim como os da Sanepar enviados anteriormente, ajudarão no abastecimento de água. Os demais equipamentos serão utilizados no resgate de pessoas e animais, na distribuição de alimentos, água e medicamentos, e no transporte de insumos e mantimentos. A ação conta com o suporte da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, destacou: “É um gesto solidário e de irmandade do meio ambiente do Paraná. Nos mobilizamos para colaborar com o Rio Grande do Sul neste momento tão difícil. A vida importa, por isso mais essa iniciativa humanitária. Estamos de mãos dadas com o povo gaúcho”.
Essa é a segunda grande ação de solidariedade ao estado vizinho organizada pelo IAT. Desde segunda-feira (06), os 21 escritórios regionais e a sede principal do órgão ambiental em Curitiba estão recebendo donativos em prol da população gaúcha.
Diversos núcleos, como os da Capital, Litoral, Ponta Grossa, Irati, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Umuarama, Toledo, Ivaiporã e Cascavel, lançaram a campanha “Um alimento por uma muda”. Essa iniciativa, que faz parte da campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e operacionalizada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, acontecerá até o dia 22.