Setor de serviços mantém estabilidade em maio, relata IBGE

InícioNotíciasSetor de serviços mantém estabilidade em maio, relata IBGE

O volume de serviços prestados no Brasil permaneceu estável (0,0%) em maio, após dois meses consecutivos de aumento. Comparado a maio de 2023, o setor registrou crescimento de 0,8%, seguindo um avanço de 5,5% em abril passado. Atualmente, os serviços estão 12,7% acima do nível pré-pandemia de fevereiro de 2020 e 0,9% abaixo do pico de dezembro de 2022, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta sexta-feira (12) pelo IBGE.

No acumulado de 2024, o setor cresceu 2,0% em comparação ao mesmo período do ano anterior, nos últimos 12 meses, entretanto, o ritmo de crescimento diminuiu de 1,6% em abril para 1,3% em maio de 2024.

Segundo Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, apesar da estabilidade, observou-se taxas negativas em diversos setores e regiões. Três das cinco atividades analisadas na PMS apresentaram queda, com destaque para o setor de transportes (-1,6%), influenciado principalmente pela redução na receita do transporte aéreo e rodoviário coletivo de passageiros.

Os serviços prestados às famílias foram um dos destaques positivos, com crescimento de 3,0%, recuperando totalmente a queda de 2,7% do mês anterior, impulsionado pelo setor de restaurantes, especialmente devido ao aumento de movimento relacionado ao Dia das Mães e eventos de grande porte.

O turismo teve uma leve queda de 0,2% em maio, após dois meses de crescimento, com destaque negativo para o Rio Grande do Sul, onde as enchentes tiveram impacto significativo na infraestrutura e mobilidade.

Regionalmente, seis dos 12 estados pesquisados mostraram redução no volume de serviços, com Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Maranhão e Distrito Federal entre os mais afetados. Por outro lado, Mato Grosso foi o estado com maior contribuição positiva, impulsionado pelo transporte de carga.

A próxima divulgação da PMS, referente a junho, está programada para 13 de agosto pelo IBGE.

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋