O Palácio do Planalto divulgou, neste domingo (5), que mais de 20 mil pessoas foram resgatadas devido às enchentes no Rio Grande do Sul. As operações envolvem militares das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e voluntários.
O contingente de resgate aumentou, com quase 900 pessoas das Forças Armadas, incluindo Exército, Marinha, Aeronáutica e agências parceiras. As operações contam com cerca de 30 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas, 182 embarcações e 85 equipamentos de engenharia.
O Ministério da Justiça também atualizou suas ações de salvamento, com 734 pessoas envolvidas, incluindo 319 da Polícia Federal, 315 da Polícia Rodoviária Federal e 100 da Força Nacional de Segurança. No total, são 674 policiais e 60 bombeiros.
As forças de segurança utilizam uma variedade de equipamentos, como caminhonetes especiais, viaturas comuns, botes de resgate, embarcações, viaturas-reboque, helicópteros, caminhões, jet-ski e carretas tanque de abastecimento.
A Força Aérea Brasileira (FAB) emprega uma aeronave remotamente pilotada na região da Quarta Colônia, próxima a Santa Maria (RS), para identificar pessoas isoladas e em situação de risco. A FAB também transportou uma menina de 13 anos em estado crítico do Hospital Universitário de Santa Maria.
A Receita Federal disponibilizou um helicóptero em Porto Alegre para auxiliar nos resgates e salvamentos. Além disso, drones serão utilizados para avaliar os danos causados pelas chuvas e na busca por pessoas desaparecidas.
O Ministério das Cidades repassará recursos para projetos de prevenção em Porto Alegre e Santa Maria, incluindo a contenção de encostas e drenagem. A ANP atua para garantir o abastecimento de combustíveis no estado, com flexibilização temporária de mistura obrigatória de biocombustíveis.
A tragédia já afetou mais de 780 mil pessoas e causou a morte de 75 pessoas, com 103 desaparecidas. O governo gaúcho solicita doações de itens essenciais, como colchões, cobertores e cestas básicas, para as vítimas das enchentes.