Projeto de pavimentação em concreto da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia terá início neste mês

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está em processo de preparação da PRC-280 para receber o novo pavimento rígido de concreto no trecho entre Clevelândia e Palmas, na região Sudoeste. O investimento para essa obra totaliza R$ 188,25 milhões e abrange uma extensão de 45 quilômetros entre os dois municípios.

Os serviços de reperfilagem e fresagem das faixas de rolamento da rodovia tiveram início na semana passada, incluindo trechos de terceiras faixas conforme necessário para nivelar a pista e corrigir eventuais problemas como buracos ou escorregamentos. Essas melhorias são realizadas com operação pare-e-siga durante o dia, com a pista totalmente liberada apenas durante a noite.

A partir de sexta-feira (05), está prevista a reciclagem dos acostamentos, que também serão nivelados com a pista, requerendo operação pare-e-siga 24 horas por dia nos trechos atendidos até a liberação futura da pista.

Esses serviços são essenciais para a execução das placas de concreto de pavimento rígido sobre o pavimento flexível asfáltico existente, que passará a servir como mais uma camada de base. Conhecida como whitetopping, essa técnica é cada vez mais utilizada em obras de restauração de rodovias estaduais do Paraná, proporcionando maior durabilidade, redução de custos de manutenção e aumento da segurança para os usuários.

A previsão é iniciar a concretagem da rodovia a partir de 15 de abril, sujeita às condições climáticas favoráveis. O primeiro segmento a ser atendido está localizado no perímetro urbano de Clevelândia, entre as rotatórias com a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua Crescêncio Martins, seguindo até Palmas, onde termina no trevo da Codapar.

Além disso, serão realizados serviços de implantação de dispositivos de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, correção da geometria nas interseções em nível e nos acessos, além de outros serviços complementares, como plantio de grama e instalação de defensas metálicas. A conclusão da obra está prevista para 360 dias.

Enquanto as obras estão em andamento, o DER/PR recomenda o uso de rotas alternativas para evitar longas esperas e congestionamentos:

  • Utilização da SC-155, acessando pelo trevo do Rincão e seguindo por vias catarinenses até retornar ao Paraná em Vitorino;
  • Utilização da PR-459 e PR-449 como ligação entre Clevelândia e Palmas, com parte do percurso em rodovia não pavimentada.

Além dessa obra, está prevista a continuidade do projeto de pavimentação em concreto até Pato Branco, contemplando os 37 quilômetros entre as duas cidades do Sudoeste do Paraná. A licitação para essa extensão terá duração de 15 meses, incluindo três meses para a elaboração dos projetos e 12 meses para a execução das obras. Essas etapas se somam a uma anterior de 60 quilômetros, já concluída entre Palmas e o Trevo Novo Horizonte, totalizando 142 quilômetros de pavimentação em concreto na PRC-280.

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