A qualidade dos docentes das escolas estaduais do Paraná é amplamente reconhecida por pais e estudantes.
Segundo sondagem do Paraná Pesquisas, 96% dos estudantes do ensino médio e 94% do ensino fundamental expressaram aprovação em relação aos professores. Entre os pais, o índice de satisfação também atinge 96%.
O secretário de Educação, Roni Miranda, destaca que o papel dos docentes vai além da simples transmissão de conhecimento. Ele afirma: “Eles são verdadeiros agentes de transformação na vida de seus alunos”.
Para Solange Rodrigues da Costa, mãe de três filhas matriculadas no Colégio Estadual Rocha Pombo, em Antonina, no Litoral, a dedicação dos docentes vai muito além da sala de aula. Ela relata: “Dá para ver em cada um o amor pela profissão. Quando é uma época festiva, por exemplo, eles sempre propõem algo diferente. Eles ajudam os alunos na decoração da escola. São profissionais maravilhosos, muito atenciosos com os pais e alunos”.
O professor Cássio Santos, que leciona Português e Inglês na Educação de Jovens e Adultos no CEEBJA Barigui, em Curitiba, ressalta a importância de estabelecer uma relação próxima entre docente e estudantes. Ele declara: “Nas escolas temos pluralidade de pessoas, de culturas, de ideias, de vivências. Os alunos se sentem acolhidos pelos educadores em suas particularidades, por isso essa satisfação com os professores”.
Ezequiel Jacinto Rodrigues Wassuaski, estudante do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Cívico-Militar Semíramis de Barros Braga, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, destaca o incentivo positivo proporcionado pelos professores. Ele afirma: “Eu adoro participar das aulas, fazer perguntas e adquirir cada vez mais conhecimento. Acho incrível a disposição e atenção dos professores na sala de aula, interagindo com os alunos, ensinando e nos influenciando a ser pessoas melhores”.
A pesquisa, realizada por entrevistas telefônicas não robotizadas, contemplou 1.515 pais ou responsáveis, 1.511 estudantes do ensino médio, 1.546 estudantes do ensino fundamental, 1.530 professores e 290 diretores, com um grau de confiança de 95%.