Procon-PR realiza média de 570 atendimentos diários no 1º semestre de 2024

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No primeiro semestre de 2024, a Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) realizou 102.659 atendimentos, com uma média de 570 atendimentos diários. Vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, o órgão alcançou um índice de resolução entre 75% e 80% das demandas dos consumidores.

Os atendimentos foram feitos através de diversos canais. Os canais próprios do Procon-PR receberam 54.997 requerimentos de 1º de janeiro a 28 de junho. Desses, 42,6% foram atendimentos presenciais, 30,6% online, 26,3% por telefone e 0,5% via correspondência.

Além disso, a plataforma consumidor.gov, do governo federal, direcionou 46.282 reclamações para o Procon-PR no mesmo período.

A maior parte das reclamações foi relacionada a problemas com cartões de crédito e débito, colocando bancos, financeiras e administradoras de consórcios no topo da lista, com 18.790 atendimentos. Operadoras de telefonia também representaram uma parcela significativa das queixas, totalizando 11.007 reclamações.

“O Procon pensa no consumidor e prima por atender as pessoas de acordo com as suas necessidades, por isso conta com diferentes canais de atendimento, prestando um serviço humanizado para facilitar a vida do consumidor”, afirmou Cláudia Silvano, diretora do Procon-PR. “Quando o consumidor tem algum problema, ele procura primeiro o fornecedor, e quando não há resultado vem ao Procon. Temos um bom índice de solução, seja nas primeiras tratativas ou mesmo nas audiências de conciliação”.

O secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda, complementou: “A defesa do consumidor e a proteção dos direitos dos paranaenses são uma premissa fundamental do governo estadual. Esse volume de atendimentos mostra o comprometimento em lutar pelo que é justo”.

Canais de Atendimento

Os consumidores com reclamações sobre serviços ou produtos adquiridos podem registrar suas queixas pela internet, através dos sites consumidor.gov.br (plataforma do governo federal) ou www.procon.pr.gov.br/Faca-aqui-sua-reclamacao. O atendimento por telefone está disponível através do Disque-Procon nos números 0800 41 1512 ou (41) 3223-1512.

Os atendimentos presenciais podem ser realizados na sede do Procon-PR, localizada na Rua Emiliano Perneta, 47, no Centro de Curitiba. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Dependendo da localidade do consumidor, o Procon-PR pode encaminhar o pedido a uma das mais de 60 agências dos Procons municipais espalhadas pelo Paraná, cujos dados de atendimento não são contabilizados pelo Procon-PR.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN.

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