A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu uma palestra sobre assédio e importunação sexual para 800 estudantes do Colégio Sesc São José, em Curitiba, nesta semana. A ação foi direcionada a jovens entre 15 e 17 anos, que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os crimes, formas de prevenção e como ajudar vítimas.
A palestra faz parte do programa PCPR na Comunidade, uma iniciativa da Polícia Civil que realiza diversas ações de orientação tanto para a comunidade escolar quanto para o público. Esse diálogo contínuo já impactou milhares de jovens, abordando temas relevantes para sua formação.
A delegada Fernanda Lima Moretzsohn de Mello, especialista em Direito Público, foi responsável pela condução da palestra. Durante a conversa, ela destacou a importância de os jovens compreenderem os conceitos de assédio e importunação sexual, além de saberem como proceder em situações de risco.
“Essas palestras são essenciais para o desenvolvimento dos jovens, ajudando-os a enxergar a escola como um ambiente seguro. Precisamos dialogar para que eles formem uma opinião sólida sobre o tema”, ressaltou a delegada.
Fernanda também explicou as implicações legais desses crimes. “Os jovens podem disseminar essa informação entre amigos e familiares. Além disso, podem identificar se estão sendo vítimas, seja em casa ou em relações afetivas. Esses diálogos são fundamentais para conscientizar e incentivar a busca por ajuda”, concluiu.
Para Patricia Brassalotti, gerente do Colégio Sesc São José, o tema foi bem recebido pelos alunos. “Eles gostaram bastante, fizeram muitas perguntas. É um tema muito importante para a formação deles”, comentou.
PCPR na comunidade
O programa da Polícia Civil leva serviços de polícia judiciária diretamente à população, proporcionando um atendimento mais humanizado, ajudando na identificação de possíveis vítimas e colaborando na resolução de investigações. Além disso, o projeto visa fortalecer a eficiência dos serviços públicos e promover a presença da instituição em ações voltadas à sociedade.
Foto: Luanna Licnveski/PCPR.