Paraná pede doação de sangue devido à baixa nos estoques dos tipos O+ e O-

InícioNotíciasParaná pede doação de sangue devido à baixa nos estoques dos tipos O+ e O-

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) fez um apelo nesta quarta-feira (24) para a doação urgente de sangue dos tipos O+ e O-.

Segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), o estoque atual desses tipos sanguíneos é suficiente para apenas dois dias, configurando uma situação crítica.

Neste ano, foram doadas 113.755 bolsas de sangue no Paraná. Desse total, 49.345 são de O+ e 10.001 de O-. Em Curitiba, foram 25.649 bolsas doadas, com 10.764 de O+ e 1.916 de O-. A Secretaria ressalta que a chegada de períodos mais frios pode reduzir a frequência das doações.

“O frio reduz a frequência das doações, pois as pessoas tendem a permanecer mais em casa. Reforçamos a importância da doação, essencial para salvar vidas”, declarou César Neves, secretário de Estado da Saúde.

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51 quilos, estar em boa saúde, bem alimentado e hidratado, e apresentar um documento de identidade com foto. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses.

Durante a doação, são coletados cerca de 470 ml de sangue, além de quatro tubos para exames. Diariamente, cerca de 700 bolsas são enviadas aos hospitais paranaenses, totalizando mais de 21 mil bolsas por mês e 252 mil por ano.

O agendamento da doação é essencial para otimizar o atendimento e a organização da rede de hemoterapia. O agendamento pode ser feito pelo site do Hemepar.

O Hemepar, vinculado à Sesa, é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais em todo o Paraná. A instituição é uma entidade sem fins lucrativos e possui mais de 20 pontos de coleta de sangue no estado.

Texto adaptado de: A Folha do Sudoeste

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋