O outono terá início nos primeiros minutos desta quarta-feira (20) e terminará às 17h51 de 20 de junho, de acordo com a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O primeiro dia da estação será abafado e quente, favorecendo a formação de áreas de instabilidade durante a tarde. As temperaturas variarão entre 19 ºC em Guarapuava e 25 ºC em Paranaguá, Guaíra e Foz do Iguaçu.
Com o fim do El Niño, espera-se a entrada de La Niña, caracterizada pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial, atingindo seu ápice na primavera. A temperatura média do ar permanecerá próxima ou ligeiramente acima da normalidade climatológica, exceto na região litorânea, que seguirá o padrão esperado para a estação. Prevê-se alguns períodos de temperaturas elevadas, com manhãs e noites gradualmente mais frias.
Em relação às chuvas, espera-se normalidade climatológica no Litoral, na Capital e Região Metropolitana, enquanto para as demais regiões prevê-se precipitação abaixo do normal. Também são esperados períodos de tempo seco, nevoeiros e os primeiros episódios de geada. Maio é tradicionalmente o mês mais chuvoso.
O outono no Paraná é marcado pela redução no volume de chuvas em comparação com o verão, devido ao deslocamento de massas de ar frio e seco. As maiores precipitações ocorrem no Sudoeste e Oeste, enquanto as menores são registradas no Norte. Massas de ar frio e seco provenientes da Antártica e/ou do Sul da América do Sul podem causar quedas de temperatura e períodos frios, com ocorrência de geadas nas regiões mais altas.
O Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR-Paraná, alerta para a sensibilidade de culturas como o milho e o feijão segunda safra a eventos meteorológicos extremos, como geada precoce ou veranico intenso. A proteção de olerícolas e cafeeiros é recomendada em caso de previsão de geada, enquanto a manutenção da massa verde das pastagens pode ser afetada pela estiagem e pelo frio precoce. O serviço Alerta Geada, operacional em maio, fornecerá informações sobre a intensidade do fenômeno em todas as regiões do Paraná.