Ondas de calor destacam a urgência, declara embaixador

InícioNotíciasOndas de calor destacam a urgência, declara embaixador

O secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, André Aranha Corrêa do Lago, alerta que as recentes ondas de calor, como a registrada em Guaratiba, no Rio de Janeiro, com sensação térmica de 62,3°C no último domingo (17), são um chamado urgente para a ação global contra o aquecimento global. Ele destaca que sentir diretamente os efeitos serve como estímulo para a conscientização sobre a gravidade da situação.

Nesta terça-feira (19), Corrêa do Lago, que também é negociador-chefe do Brasil para mudança do clima em fóruns internacionais, enfatizou a importância de abordar o tema em âmbito nacional e internacional. Ele ressaltou o papel do Brasil como ponte entre nações ricas e pobres devido ao seu perfil socioeconômico diversificado.

O embaixador destacou que, apesar dos avanços na área de biocombustíveis, o país ainda enfrenta desafios, como o desmatamento, mas está caminhando para se equiparar a outros países no que diz respeito às fontes de emissão de gases poluentes.

Corrêa do Lago ressaltou a importância da ciência e da interdisciplinaridade na busca por soluções para os desafios ambientais, destacando a relevância da Coppe/UFRJ como um centro de excelência na formação de profissionais com visão abrangente e interdisciplinar.

Compartilhe esta publicação