Números de possíveis casos de dengue superam o total de 2023

InícioNotíciasNúmeros de possíveis casos de dengue superam o total de 2023

Nos primeiros dois meses e meio de 2024, o Brasil registrou 1,68 milhão de casos prováveis de dengue, ultrapassando o total de todo o ano de 2023 (1,66 milhão), conforme divulgado pelo Ministério da Saúde no Painel de Monitoramento de Arboviroses.

O número de mortes reportadas até o momento (513) ainda não excede o total registrado ao longo de 2023 (1 094). Entretanto, 903 óbitos ainda estão sob investigação, o que pode aumentar as estatísticas de letalidade da dengue neste período de dois meses e meio de 2024.

Comparando-se o mesmo período de 2024 e 2023 (primeiros dois meses e meio do ano), há um aumento de cinco vezes nos casos prováveis neste ano em relação ao anterior. A maioria dos casos prováveis neste ano afeta as mulheres (55,5%).

Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná decretou estado de emergência em saúde devido à dengue. O estado enfrenta uma situação preocupante, com mais de 90 mil casos confirmados até agora e 49 mortes pela doença.

Durante uma entrevista coletiva no COE-Dengue na última sexta-feira, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, mencionou que a evolução dos casos de dengue em Minas Gerais sugere uma possível desaceleração. Ethel ressaltou que cada estado enfrenta a crise epidemiológica em tempos diferentes, exigindo uma análise regionalizada.

O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, Marcio Garcia, enfatizou a importância de evitar ao máximo as mortes pela doença. Ele alertou que todo cidadão brasileiro com sintomas como febre e sinais específicos deve buscar atendimento médico imediato, mesmo sem sangramentos.

No Paraná, houve um mutirão no sábado passado para combater a dengue, liderado pela Secretaria de Estado da Saúde, Defesa Civil e outras entidades. As equipes removeram focos do mosquito Aedes aegypti em áreas públicas e realizaram atividades educativas.

O estado do Paraná é atualmente o quarto estado do país com a maior incidência de dengue, seguindo o Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal, conforme dados do Informe nº 5 do Centro de Operação de Emergências (COE) do Ministério da Saúde.

Compartilhe esta publicação