O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que, entre esta quarta-feira (24) e sábado (27), uma massa de ar quente e seco atingirá áreas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, as temperaturas máximas podem passar dos 36°C.
No entanto, o Inmet explica que a elevação das temperaturas ainda não configura uma nova onda de calor, como as que ocorreram em 2023 e no primeiro trimestre deste ano. Para ser classificada como onda de calor, as temperaturas máximas devem ficar 5ºC acima da média mensal por um período de, no mínimo, dois a três dias consecutivos, em uma determinada área.
A partir do domingo (28), a previsão é que as temperaturas mais elevadas se concentrem em Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Paraná, mas diminuam no restante do país.
O Inmet emitiu alerta amarelo de perigo em potencial devido à baixa umidade relativa do ar até as 18 horas desta terça-feira (23) em áreas de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Nestas localidades, a umidade do ar pode baixar para 20%. O instituto recomenda que os moradores bebam bastante líquido, evitem o desgaste físico nas horas mais secas e a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Quanto ao acumulado de chuvas, o Inmet também emitiu alerta amarelo de perigo em potencial até as 10 horas desta quarta-feira (24) para a Região Sul do país. O volume total de chuvas pode chegar a 50 milímetros (mm), com ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Existe ainda o risco baixo de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.