Helicóptero designado para auxiliar vítimas das chuvas parte em direção ao Rio Grande do Sul

InícioNotíciasHelicóptero designado para auxiliar vítimas das chuvas parte em direção ao Rio Grande do Sul

O helicóptero Falcão 08 do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) do Governo do Paraná foi despachado nesta quinta-feira (2) para reforçar o apoio ao Rio Grande do Sul, que foi atingido por fortes chuvas nos últimos dias. A equipe, composta por quatro policiais militares especializados em resgate aéreo, deve chegar à capital gaúcha, Porto Alegre, no início da tarde.

Equipada com maca de montanha e mantas térmicas para atendimento a possíveis vítimas com hipotermia devido às inundações, a aeronave da PM paranaense está preparada para operações de salvamento.

O grupo se junta a uma equipe de 32 bombeiros militares, nove viaturas e quatro embarcações enviadas na quarta-feira (1). Inicialmente, a força-tarefa está programada para atuar por até 10 dias no território vizinho, dependendo das necessidades emergentes.

Após a chegada em Porto Alegre, os policiais paranaenses irão colaborar no atendimento, sob coordenação das forças de segurança e resgate do Rio Grande do Sul.

“Por determinação do governador Ratinho Junior, a Secretaria de Segurança Pública está pronta para auxiliar o Rio Grande do Sul nesse momento crítico. Além desta equipe, outras estão preparadas para realizar diversas tarefas, como busca de desaparecidos, resgate de isolados e entrega de suprimentos em áreas de difícil acesso”, afirmou o tenente-coronel Juliano Zanuncini, comandante do BPMOA.

O governo gaúcho já declarou “estado de calamidade pública devido aos eventos climáticos de chuvas intensas” a partir de 24 de abril. As chuvas resultaram em 13 mortes e deixaram 21 pessoas desaparecidas. Aproximadamente 130 municípios foram afetados, com 8,3 mil moradores deslocados de suas residências.

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋