Governador aborda parcerias ambientais com o velejador Vilfredo Schürmann

InícioNotíciasGovernador aborda parcerias ambientais com o velejador Vilfredo Schürmann

Nesta segunda-feira (1º), o governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu a visita do velejador e empresário catarinense Vilfredo Schürmann, líder da primeira família latino-americana a circunavegar o mundo a bordo de um veleiro. No encontro, discutiram possíveis parcerias na área ambiental, incluindo o projeto “Voz dos Oceanos”, que combate a poluição marinha, especialmente o lixo plástico.

Ratinho Junior enfatizou o potencial do Paraná para o turismo sustentável, destacando não apenas o Litoral, onde a Família Schürmann já atua na limpeza das praias, como também na região Noroeste, com suas praias de água doce no Rio Paraná. Além disso, ressaltou o trabalho de preservação na Grande Reserva da Mata Atlântica, que reduziu o desmatamento em 71,5% em 2023.

O governador afirmou: “O Paraná foi eleito três vezes seguidas o estado mais sustentável do Brasil. Por isso, a ideia de criar políticas públicas baseadas na experiência da família Schürmann para promover o turismo de natureza e o desenvolvimento econômico de regiões do Estado é muito promissora.”

Para o secretário de Planejamento, Guto Silva, a parceria com os Schürmann, embaixadores da ONU para o Meio Ambiente, reforça a imagem de sustentabilidade do Paraná. Ele avaliou: “Ter a colaboração de uma figura internacional como os Schürmann, que promovem projetos globalmente, é um selo de qualidade para destacar os casos de sucesso no Paraná.”

Vilfredo Schürmann destacou o potencial do Paraná para o turismo sustentável, especialmente o náutico, e expressou otimismo quanto à parceria com o governo estadual: “O Paraná é muito bonito, tem muito potencial e precisa ser divulgado para o Brasil e o mundo.”

Além do governador e do velejador, participaram da reunião o secretário de Comunicação, Cleber Mata; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; o presidente da Sanepar, Cláudio Stabile; e a diretora-geral da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Louise da Costa Garnica.

Compartilhe esta publicação