No próximo dia 18 de agosto, mais de 2,1 milhões de candidatos participarão do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que oferece 6.640 vagas em 21 órgãos da Administração Pública Federal. Este é o maior processo seletivo para o serviço público do Brasil.
Os horários para abertura e fechamento dos portões, assim como o início e a duração das provas, permanecerão inalterados.
Horários das Provas
- Turno Matutino
- Abertura dos portões: 7h30
- Fechamento dos portões: 8h30
- Início da prova: 9h
- Duração: 2h30
- Turno Vespertino
- Abertura dos portões: 13h
- Fechamento dos portões: 14h
- Início da prova: 14h30
- Duração: 3h30
No período da manhã, candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) farão 20 questões objetivas e uma questão dissertativa. Candidatos do bloco de nível médio (bloco 8) responderão a 20 questões objetivas e uma redação. À tarde, os candidatos dos blocos de nível superior farão 50 questões objetivas, enquanto os do nível médio responderão a 40 questões objetivas. Não haverá questões dissertativas para o nível médio.
O cartão de confirmação de inscrição estará disponível no dia 7 de agosto na Área do Candidato, na mesma página onde a inscrição foi realizada. Os candidatos devem acessar com login na conta GOV.BR.
Os cadernos de prova estarão disponíveis em 18 de agosto a partir das 20h. A divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas ocorrerá em 20 de agosto. O resultado final será anunciado em 21 de novembro, e a convocação para posse e cursos de formação começará em janeiro de 2025.
Apesar do adiamento devido a uma tragédia no Rio Grande do Sul, todas as 228 cidades confirmadas ainda estão programadas para sediar as provas, podendo haver ajustes pontuais. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) permitiu que candidatos com residência no Rio Grande do Sul mudassem o local de prova, bem como aqueles de outros estados que fariam prova no Rio Grande do Sul. Também foi permitido o reembolso para candidatos que não poderão comparecer em 18 de agosto, totalizando 31.050 solicitações.
No dia da prova, os candidatos devem apresentar o cartão de confirmação de inscrição e um documento de identidade original com foto. Cópias, mesmo autenticadas, não serão aceitas. Documentos digitais devem ser acessados pelo aplicativo GOV.BR no momento da identificação. Fotografias do documento não serão aceitas.