O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), é responsável pela administração de aproximadamente 1,19 mil quilômetros de rodovias estaduais em diversas regiões do estado. Essas atividades abrangem obras, manutenção e conservação das vias.
A Superintendência Regional Leste (SRL), tema desta matéria, é responsável pela gestão dessas rodovias. Sediada em Curitiba, possui dois escritórios regionais: Xisto, em São Mateus do Sul, e Médio Iguaçu, em União da Vitória. O orçamento da regional gira em torno de R$ 1 bilhão.
Dentre as obras em andamento, destaca-se a construção da Ponte de Guaratuba, que substituirá a travessia por ferry boat na Baía de Guaratuba, no Litoral. Também está em curso a duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092) e, em breve, será iniciada a duplicação da mesma rodovia em Almirante Tamandaré.
Outros projetos em fase avançada incluem a construção de um viaduto na BR-376 em São José dos Pinhais, conhecido como Viaduto do Bradesco, e a duplicação da PR-412 no perímetro urbano de Matinhos.
Além das obras, a SRLeste destina parte de seu orçamento à conservação e manutenção das vias, realizando serviços como remendos, reperfilagem, sinalização, roçada, limpeza, e reparos em dispositivos de drenagem.
A regional também implementa medidas para melhorar a segurança viária, incluindo a implantação e reforço de sinalização e dispositivos de segurança, bem como a atuação de agentes de trânsito em pontos críticos de acidentes.
Para enfrentar situações emergenciais, como escorregamentos de terra e erosões, a SRLeste realiza obras de recuperação e estabilização de taludes em diferentes trechos do estado. Recentemente, iniciou uma obra emergencial no Morro da Dona Mercedes na PRC-466 e da PRC-476 em União da Vitória, após ocorrência de escorregamentos devido às chuvas.
Além disso, a superintendência encerrou as atividades de operação de tráfego rodoviário em trechos que agora são de responsabilidade da concessionária EPR Litoral Pioneiro, após realizar diversos atendimentos de apoio ao usuário durante o período de transição.