O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), atingiu 24,76% de conclusão da duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469) em Foz do Iguaçu, região Oeste. Até o momento, foram investidos R$ 36.927.241,64 no projeto.
A terraplanagem é o serviço mais destacado ao longo do trecho, preparando o terreno para a instalação das novas pistas do eixo central e das vias marginais. Algumas áreas já receberam nova pavimentação das marginais, essenciais para desviar o tráfego da rodovia e realizar os serviços de implantação dos novos viadutos e ponte. Nesta fase, também estão sendo instalados bueiros de travessia e dispositivos de drenagem para captar água das chuvas.
Dos viadutos planejados, o do km 2+260 é o mais avançado, com todas as vigas longarinas, unidades de pré-laje e a concretagem da laje concluídas, aguardando apenas a concretagem das novas barreiras New Jersey na estrutura.
No viaduto do km 7+600, estão em andamento a execução de estacas raiz e dispositivos da fundação da estrutura, enquanto no viaduto do km 3+970, estão sendo executadas exclusivamente as estacas no momento.
A primeira etapa da nova ponte sobre o Rio Tamanduá está quase concluída, com os serviços de pavimentação do tabuleiro em andamento. Em breve, ela receberá todo o tráfego da rodovia, permitindo o início dos serviços da segunda etapa.
As vigas e pré-lajes de todas estas Obras de Arte Especiais (OAE) foram pré-fabricadas e as que ainda não foram utilizadas estão armazenadas no canteiro de obras da duplicação, aguardando a etapa para serem posicionadas sobre a mesoestrutura dos viadutos.
Outros trabalhos em andamento incluem a implantação de dois passa faunas, novas redes adutoras em substituição às tubulações antigas, remanejamento de postes de rede elétrica, e os serviços de conservação de faixa de domínio da BR-469, como roçada, capina, limpeza e desobstrução de sarjeta, e pintura de meio-fio, entre outros.
O investimento total na Rodovia das Cataratas é de R$ 129 milhões, resultado de uma parceria entre o governo estadual, por meio da SEIL, o governo federal e a Itaipu Binacional, responsável pelos recursos. O DER/PR é responsável pela administração da execução da obra, que abrange desde o portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu até o trevo de acesso à Argentina, passando pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, em uma extensão de 8,7 quilômetros.
A duplicação da rodovia inclui a criação de duas pistas por sentido, com 3,60 m de largura cada faixa, separadas por barreira de concreto dupla com largura total de 0,61 m, acostamento interno com 0,60 m de largura e acostamentos externos com 2,00 m de largura. As vias marginais terão uma pista de rolamento com 7,00 m, passeios com 1,60 m e ciclovias bidirecionais com 3,00 m ao nível da pista, ou passeios compartilhados com largura média de 3,00 m.
A obra também engloba a construção de viadutos nos km 2+260 (em frente ao Condomínio Ritz Cataratas), km 3+970 (acesso ao bairro Remanso) e km 7+600 (próximo ao Movie Cars), além do acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, localizado no km 6+760, e da nova ponte sobre o Rio Tamanduá.
Foto: DER-PR