Na tarde desta terça-feira (6), ocorreu uma reunião na sede do Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná para apresentar o plano de ação da Operação Carnaval de Curitiba 2024. Durante o encontro, os comandantes discutiram pontos sensíveis e alinharam as estratégias a serem adotadas por todas as unidades envolvidas.
Nos dias 10 e 11 de fevereiro, pela manhã e à tarde, os policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) receberão apoio da Companhia Operacional de Recobrimento Preventivo (CORP) para garantir a segurança das famílias que participarão das celebrações de Carnaval na região.
Durante as noites desses dias, o policiamento será reforçado pelo efetivo administrativo do Quartel do Comando-Geral (QCG), da CORP, além dos policiais do 12º BPM.
A atenção da Polícia Militar estará voltada especialmente para os eventos do Largo da Ordem, que ocorrerão de sexta-feira a terça-feira. Nessas ocasiões, a PMPR contará com seu efetivo regular, o efetivo administrativo do 12º BPM, da CORP e um reforço constituído por diversas equipes da Ronda Ostensiva Tático Móvel (ROTAM) de seis unidades distintas.
A fim de garantir a segurança dos foliões, a PMPR solicitou à Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e ao Ministério Público (MP), por meio de ofício, que a venda de bebidas na região seja feita em copos de plástico.
O Comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva, ressaltou a importância dessa medida, afirmando que “a ideia é evitar que tenhamos garrafas de vidro nas ruas, pois uma garrafa pode se tornar uma verdadeira arma, podendo ser arremessada contra uma pessoa ou quebrada em via pública, causando ferimentos graves, especialmente em crianças. Com essa medida, esperamos mitigar acidentes e crimes contra a integridade física das pessoas que desejam curtir o Carnaval”.
A PMPR, com apoio da Guarda Municipal e da Prefeitura de Curitiba, solicita a colaboração da população para não levar garrafas ou copos de vidro para a “avenida”, visando tornar o Carnaval agradável e seguro para todos os participantes.