Com E-Fórum, Paraná amplia espaços para atendimentos do Judiciário

InícioNotíciasCom E-Fórum, Paraná amplia espaços para atendimentos do Judiciário

O governador em exercício Darci Piana participou do lançamento de um projeto do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) para instalação de pontos de atendimento remoto em municípios que não são sedes de suas comarcas. Chamados de E-Fórum, os espaços buscam aproximar os atendimentos do sistema judiciário da população dessas cidades, permitindo acesso aos serviços prestados pelo Poder Judiciário.

Durante o evento, Piana ressaltou a importância da iniciativa para agilizar os processos judiciais e proporcionar mais acesso à justiça para as comunidades remotas do Paraná.

Cada E-Fórum terá cerca de 60 metros quadrados e será construído em formato modular, permitindo rápida instalação. O espaço será equipado com computadores para que a população possa acessar online os mesmos serviços oferecidos nos fóruns tradicionais.

Os E-Fóruns serão instalados na área central das cidades, próximos a outros prédios públicos, visando facilitar o acesso e garantir segurança.

Segundo o presidente do TJPR, Luiz Fernando Tomasi Keppen, os E-Fóruns garantirão atendimento qualificado na própria cidade, possibilitando comunicação online com o juiz, promotor da comarca e realização de audiências com advogados.

Os municípios interessados em receber a estrutura deverão disponibilizar terreno e fornecer infraestrutura básica. Além disso, caberá às prefeituras a cessão de servidores para realização de atendimentos no E-Fórum.

O projeto foi recebido com otimismo pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que destacou a ampliação do acesso à justiça e agilidade nos processos.

O presidente do TJPR informou que o E-Fórum poderá ser expandido futuramente com convênios com a Justiça Federal e do Trabalho, demonstrando interesse em participar do projeto.

No lançamento do E-Fórum estiveram presentes o procurador-geral do Estado, Luciano Borges; o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; a subprocuradora-geral de Justiça Samia Saad Bonavides; a subdefensora pública-geral do Paraná, Olenka Lins e Silva Martins; a procuradora-geral de Curitiba, Vanessa Volpi Palacios; e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Compartilhe esta publicação