Com apoio do Estado, hospital Pequeno Príncipe estreia oito novos leitos de UTI

InícioNotíciasCom apoio do Estado, hospital Pequeno Príncipe estreia oito novos leitos de UTI

O Hospital Pequeno Príncipe (HPP), em Curitiba, aumentou sua capacidade com a inauguração de oito novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com essa expansão, passando de 68 para 76 leitos, o hospital filantrópico agora poderá atender a 500 novos pacientes pediátricos por ano. A ampliação foi possível graças à parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Volkswagen do Brasil, por meio do Programa Paraná Competitivo, com um investimento total de R$ 4,8 milhões.

Os novos leitos vão beneficiar crianças e adolescentes em diversos estágios de tratamento cardiológico, desde a internação até o pós-operatório. A medida visa equilibrar a alta demanda por atendimento, especialmente de pacientes de diferentes partes do Paraná que buscam tratamentos complexos oferecidos pelo hospital em Curitiba.

Com a nova estrutura, o hospital pretende garantir maior acesso, segurança e qualidade nos serviços prestados. O investimento permitiu a instalação de boxes individualizados, proporcionando um ambiente mais adequado para o cuidado dos pacientes.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destacou a importância dessa ampliação para o Estado: “Estamos cumprindo mais uma determinação do governador Ratinho Júnior, que é estreitar laços com quem ajuda a cuidar dos paranaenses. Essa expansão permitirá a recuperação de crianças e adolescentes de cirurgias cardíacas de grande porte não só no Paraná, mas em todo o Brasil”.

O Hospital Pequeno Príncipe é reconhecido nacionalmente por sua expertise em cirurgias cardíacas pediátricas, especialmente em recém-nascidos. José Álvaro da Silva Carneiro, diretor corporativo do HPP, ressaltou a sensibilidade do governo em fortalecer o atendimento médico no Paraná, elevando o estado a um patamar elevado de cuidados.

A parceria entre a Volkswagen do Brasil e o governo estadual foi elogiada por Luiz Ricardo de Medeiros Santiago, diretor de Assuntos Governamentais da montadora. Ele destacou o impacto positivo dessa colaboração no fortalecimento do sistema de saúde, beneficiando um maior número de crianças e adolescentes em momentos críticos.

O Hospital Pequeno Príncipe, uma instituição sem fins lucrativos, dedica a maior parte de sua capacidade ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo uma ampla gama de especialidades médicas. Em 2023, realizou cerca de 230 mil atendimentos ambulatoriais, 18 mil cirurgias e 310 transplantes, incluindo cinco transplantes cardíacos.

A inauguração contou com a presença de autoridades como a deputada estadual Márcia Huçulak, representantes da Volkswagen do Brasil e diretores do HPP.

Compartilhe esta publicação