Na próxima terça-feira, dia 27, o Governo do Estado dará início à segunda temporada da Caravana “Paraná Unido Pelas Mulheres”. Esta iniciativa, coordenada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), será lançada durante o II Encontro Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres, em Curitiba.
A Caravana, que tem como objetivo fortalecer a rede de proteção e enfrentamento às violências contra as mulheres, contará com a participação de gestores e técnicos municipais. Uma das novidades deste ano é a criação do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres no Estado do Paraná, que será instalado em março e envolverá seis secretarias de Estado.
A secretária Leandre Dal Ponte destacou a continuidade do programa de Estado para a equidade de gênero, ressaltando os avanços obtidos na primeira edição da Caravana.
“A primeira temporada resultou em números significativos, como o aumento de 141% no número de municípios com organismos de políticas para mulheres, alta de 114% no número de Conselhos Municipais e crescimento de 81% nos municípios com Fundo Municipal”, explicou.
A coordenadora do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Renata Ceschin Melfi de Macedo, afirmou que o evento visa trazer à tona discussões sobre a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
Na primeira edição, realizada em 2023, dez cidades do Paraná receberam o programa, reunindo mais de 3 mil representantes de 281 municípios para debate e diálogo sobre o tema.
Capacitação: II Encontro Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres
Nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro, será realizado o II Encontro Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres. O evento ocorrerá no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, com o objetivo de promover discussões sobre questões cruciais que afetam as mulheres.
Durante os três dias, os debates abordarão desafios para fortalecer a participação feminina, combater a violência contra as mulheres, promover a igualdade de gênero e propor soluções para políticas mais igualitárias e representativas.
O encontro é direcionado a gestores de políticas para mulheres, secretários, prefeitos, membros do Sistema de Justiça, conselheiros e técnicos, além de todos os interessados na luta pelos direitos das mulheres.
Confira a programação completa:
Terça-feira – 27/02
- 18h: Inscrições
- 19h: Abertura e Lançamento da 2ª Temporada Paraná Unido Pelas Mulheres
- 21h: Encerramento
Quarta-feira – 28/02
- 8h: Credenciamento
- 8h: Exposição das práticas realizadas pelos municípios
- 9h: Oficina de Planejamento com a equipe técnica do Ministério das Mulheres
- 19h30: Encerramento
Quinta-feira – 29/02
- 8h30: Mesa 1: Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência
- 13h30: Mesa 2: Protagonismo e Empreendedorismo Feminino
- 17h20: Encerramento