Desde sua fundação, a Câmara é localizada no mesmo endereço, onde, nos primeiros anos do município era também a sede da Prefeitura de Fazenda Rio Grande.
Ao longo desses 30 anos a Câmara contou com algumas atualizações de seus processos legislativos para se aproximar da população. No ano de 2010, por exemplo, foi criado o site próprio e todas as informações passaram a ser divulgadas e inseridas no portal da Instituição.
No ano de 2011 foi aprovada a lei 837/2011 que instituiu um fundo especial destinado à construção e implantação da nova sede da Câmara. Essa construção foi finalizada em 19 de novembro de 2021. O novo prédio trouxe mais acessibilidade e melhorias para a população ao ser atendida pelos seus vereadores (a) ou assessores (as) em seus gabinetes. O novo espaço também comporta outros servidores (as) dos setores administrativo e legislativo.
Comemoração dos 30 anos
Como forma de comemoração a Câmara lançou o selo dos 30 anos, que será utilizado nas mídias oficiais e eventos do órgão durante o ano de 2023. O propósito é ser um símbolo visual sólido e memorável da marca histórica, e seu objetivo é que represente a Câmara Municipal ao longo do tempo e atravesse gestões como uma peça da história.
Pensando em inovar e modernizar, além de acompanhar a evolução da sociedade moderna, a Câmara também renovou a sua identidade visual com a criação de um novo logotipo. Uma maneira de fortalecer a imagem do Legislativo e refletir os seus valores de maneira mais atual.
Outra novidade que será lançada em breve é o novo site do Poder Legislativo Municipal. Ele já está em construção e terá um novo design que atenderá a necessidade de informação e transparência acessíveis para toda a população.
Desmembrado de Mandirituba em janeiro de 1990 e com suas primeiras eleições em outubro de 1992, o município de Fazenda Rio Grande vivenciou um momento histórico há 30 anos: a criação da Câmara Municipal.
Para a primeira legislatura, que seria de 1993 a 1996, foram eleitos o prefeito Geraldo Cartário Ribeiro Junior (PMDB), com 5.332 votos, juntamente com o vice-prefeito Jordão Gregório Barbosa, e 9 vereadores.
Texto adaptado de: O Repórter.