Atleta apoiada pelo Estado, Júlia Soares conquista bronze na competição de ginástica por equipes em Paris

InícioNotíciasAtleta apoiada pelo Estado, Júlia Soares conquista bronze na competição de ginástica por equipes em Paris

Nesta terça-feira (30), a seleção brasileira de ginástica artística alcançou uma marca histórica ao conquistar a medalha de bronze na final por equipes das Olimpíadas de Paris. Este é o primeiro pódio olímpico coletivo da modalidade na história do Brasil.

A equipe contou com a participação decisiva da curitibana Júlia Soares, integrante do programa estadual Geração Olímpica e Paralímpica, ao lado de Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira.

Júlia Soares, atleta do Centro de Excelência em Ginástica do Paraná (Cegin), participou dos exercícios na trave e no solo, obtendo notas 12.400 e 13.233, respectivamente. Desde 2017, Júlia foi contemplada em oito edições anuais do programa Geração Olímpica e Paralímpica, patrocinado pela Copel.

A seleção brasileira somou 164.497 pontos, ficando atrás apenas das equipes dos Estados Unidos, com 171.296 pontos, e da Itália, com 165.494 pontos. Esta conquista reflete o amadurecimento da ginástica artística brasileira no cenário internacional.

Esta medalha marca a quarta edição consecutiva de Olimpíadas em que a ginástica artística brasileira retorna ao país com medalhas. Desde o ouro de Arthur Zanetti nas argolas em Londres 2012, passando por pratas e bronzes na Rio 2016, até o ouro e prata de Rebeca Andrade em Tóquio 2020, a ginástica brasileira acumula agora sete medalhas olímpicas.

Na próxima quinta-feira (1), Júlia Soares terá a chance de conquistar mais uma medalha na final individual da trave, junto com Rebeca Andrade. Rebeca e Flávia Saraiva também competirão na final individual geral, com Rebeca defendendo seu título no salto e competindo no solo. No masculino, Diogo Soares participará da final do individual geral.

No quadro geral dos Jogos Olímpicos de Paris, esta foi a quarta medalha conquistada pelo Brasil, somando-se às conquistas dos judocas William Lima (prata) e Larissa Pimenta (bronze), além do bronze de Rayssa Leal no Skate Street.

O programa Geração Olímpica e Paralímpica, criado em 2011 pelo Governo do Estado do Paraná, já investiu mais de R$ 55 milhões em bolsas, apoiando o desenvolvimento de atletas e técnicos. Na delegação brasileira para Paris 2024, 63 atletas e técnicos representam o Paraná, com 40 deles recebendo apoio do programa. A Agência Estadual de Notícias (AEN) publicou uma série de reportagens destacando alguns desses atletas e técnicos.

Texto adaptado de: A Folha do Sudoeste

Compartilhe esta publicação