O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas, conforme confirmado nesta segunda-feira (6) pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), por meio de nota. Segundo a associação, não há previsão de retomada das atividades, visando à segurança de todos.
As companhias aéreas associadas à Abear cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e estão oferecendo flexibilidade nas regras de remarcação e reembolso. Os passageiros afetados devem contatar a empresa aérea para realizar as devidas alterações nos bilhetes.
Embora os aeroportos de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, estejam operando, podem sofrer impactos devido às condições meteorológicas adversas que têm afetado o estado nos últimos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de nível vermelho na manhã desta segunda-feira devido às chuvas intensas, especialmente na região sudeste do Rio Grande do Sul. O alerta permanece válido até as 12h desta terça-feira (7), prevendo chuvas de até 100 milímetros por dia, ventos de até 100 quilômetros por hora e possíveis ocorrências de granizo, com potencial para danos em edificações, cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e problemas no transporte rodoviário.
Os municípios gaúchos mais susceptíveis aos impactos são: Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Pedras Altas, Jaguarão, Herval, Chuí e Arroio Grande.