O pouso de um Airbus A320 da JetSmart, na tarde desta quinta-feira (11), no aeroporto internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, marca o início de uma nova frequência e de uma nova rota aérea ligando Curitiba a Buenos Aires, na Argentina.
Esse movimento internacional reflete uma crescente conectividade tanto no Paraná quanto em Santa Catarina, ampliando as opções para viagens internacionais e facilitando o turismo e negócios entre os países.
Nos últimos meses, o aumento de voos internacionais tem sido significativo. No Afonso Pena, de janeiro a maio de 2024, foram registrados 60.195 passageiros em voos internacionais, representando um aumento de 66% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, o crescimento foi ainda maior, com um aumento de 95,6%, totalizando 408.202 embarques e desembarques.
Florianópolis oferece atualmente voos diretos para Buenos Aires, Santiago e Cidade do Panamá, com planos de adicionar uma rota para Lisboa a partir de setembro. Já o aeroporto de Curitiba tem conexões para Buenos Aires, Santiago e Montevidéu, com previsão de novos destinos como Lima a partir de outubro e Assunção em dezembro deste ano.
Essa realidade contrasta com anos anteriores, quando Curitiba tinha apenas uma rota para Buenos Aires operada por uma única companhia aérea, sem concorrência. Em Florianópolis, os voos internacionais eram frequentes apenas durante a alta temporada para a Argentina, enquanto hoje há mais opções de destinos ao longo do ano, com múltiplas empresas aéreas oferecendo voos e preços competitivos.
A Zurich Airport Brasil, que administra o terminal catarinense desde 2018, tem trabalhado em estreita colaboração com o governo estadual e entidades locais de turismo para promover Santa Catarina como um destino atraente. Da mesma forma, a CCR Aeroportos, que assumiu a gestão do Afonso Pena em 2022, tem focado em expandir tanto os voos internacionais quanto os domésticos, aumentando a conectividade e a acessibilidade aérea na região.
O crescimento das companhias aéreas de baixo custo na América do Sul também tem impulsionado mercados secundários como Paraná e Santa Catarina, oferecendo tarifas mais acessíveis e aumentando as opções de voos internacionais. Empresas como JetSmart, SKY e Flybondi têm expandido suas operações na região, conectando-a a mercados internacionais com eficiência e competitividade.
Esse cenário dinâmico evidencia não apenas a expansão das rotas internacionais nos estados do Sul do Brasil, mas também a importância das parcerias entre empresas privadas, poder público e promotores locais para o desenvolvimento sustentável do setor aéreo regional.