Em maio, em comemoração ao Mês do Trabalhador, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), realizará quatro mutirões de emprego em Curitiba. Os eventos, gratuitos e sem necessidade de inscrição prévia, contarão com a participação de 100 empresas que vão oferecer mais de 5.000 vagas. Os interessados devem levar documentos pessoais e currículo impresso. Os mutirões ocorrerão nos bairros Centro e Cajuru, cada um com propostas diferentes.
A primeira ação será em 7 de maio, voltada para pessoas acima de 50 anos, com mais de 1.000 vagas ofertadas por 20 empresas. No dia 14, outro mutirão oferecerá mais de 1.000 vagas exclusivas para a população negra, contando também com a participação de 20 empresas. Já no dia 20, no ginásio da Praça Oswaldo Cruz, 100 candidatos pré-selecionados participarão de uma dinâmica com atividades físicas. Para encerrar, em 28 de maio, no bairro Cajuru, acontece o maior mutirão, com mais de 3.000 vagas disponibilizadas por 50 empresas.
“Esses quatro mutirões em maio são mais do que ações pontuais de empregabilidade. Eles representam nosso compromisso com a inclusão e com a valorização das diversas trajetórias profissionais”, destaca o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo. “Ao direcionar eventos específicos para públicos como pessoas acima dos 50 anos e a população negra, por exemplo, reafirmamos que o mercado de trabalho deve ser diverso, acessível e justo para todos. Essas oportunidades podem transformar vidas e fortalecer ainda mais o desenvolvimento do nosso Estado”, conclui o secretário.
Rafael Santos, gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, ressalta a importância do mutirão para pessoas acima de 50 anos. “Com o mutirão de empregos, reforçamos nosso compromisso com a inclusão desse público no mercado de trabalho. Buscamos não apenas abrir portas, mas também valorizar a experiência e a sabedoria que estes profissionais levam às empresas. Acreditamos que a reinserção dos trabalhadores é fundamental para construir um ambiente profissional mais rico e colaborativo”, afirma.
No mutirão do dia 7 de maio, voltado para pessoas com mais de 50 anos, 20 empresas vão oferecer 1.000 vagas. A ação será realizada na Agência do Trabalhador de Curitiba, localizada na Rua Pedro Ivo, 503, no Centro. O evento acontecerá das 9h às 16h, com distribuição de senhas até as 12h.
O mutirão para a população negra será no dia 14, em alusão ao Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. Assim como o primeiro evento, contará com 1.000 vagas ofertadas por 20 empresas. A ação será na Agência do Trabalhador de Curitiba, na Rua Pedro Ivo, 503, no Centro, das 9h às 16h, com entrega de senhas até 12h.
No dia 20 de maio, a dinâmica será realizada no ginásio da Praça Oswaldo Cruz, no Centro de Curitiba, exclusivamente para 100 candidatos pré-selecionados. Este grupo será avaliado por habilidades e competências por meio de atividades físicas realizadas junto ao setor de Recursos Humanos de oito empresas participantes. Durante as atividades, os analistas de RH não se identificarão e participarão das tarefas. Após as dinâmicas, haverá uma entrevista de emprego convencional. O modelo utilizado foi inspirado em processos de contratação para as Olimpíadas de Paris 2024.
O último mutirão do mês será em 28 de maio, na Rua da Cidadania do Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150, Cajuru, ao lado do Terminal Capão da Imbuia). A ação, desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Curitiba, contará com a presença de mais de 50 empresas que vão oferecer 3.000 vagas. O atendimento será feito das 9h às 16h, com distribuição de senhas até as 13h.