Maio no Paraná terá clima mais seco e quente, prevê Simepar

InícioParanáMaio no Paraná terá clima mais seco e quente, prevê Simepar

A previsão meteorológica do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que o mês de maio deve registrar chuvas abaixo da média e temperaturas próximas ou ligeiramente acima da média esperada. O período inicia com tempo estável e agradável em todas as regiões do estado.

Historicamente, as cidades de Cascavel, Toledo, Francisco Beltrão, Guarapuava e Ivaiporã registram os maiores acumulados de chuva em maio, cerca de 200 mm. Em contrapartida, as regiões próximas ao estado de São Paulo e áreas como Curitiba apresentam volumes entre 75 mm e 125 mm.

Com relação às temperaturas médias, o extremo sul do Paraná e a capital variam entre 12°C e 14°C no período, enquanto faixas da região central até Francisco Beltrão observam médias de 14°C a 16°C. Cidades como Cascavel, Toledo, Cândido de Abreu e localidades próximas ao litoral registram índices de 16°C a 18°C.

Já Foz do Iguaçu, Santa Helena, Guaíra, Umuarama, Maringá, Londrina e o próprio litoral apresentam médias de 18°C a 20°C. O extremo noroeste, por sua vez, tem as temperaturas médias mais altas, variando entre 20°C e 22°C.

“Como não há previsão da entrada de massas de ar frio intensas no mês de maio, teremos predomínio maior de dias secos e quentes do que o comum para esta época do ano. Por isso, o mês de maio deverá ser igual ou um pouco mais quente do que a média climatológica com relação à temperatura. Entre 0,5°C a 1°C acima”, detalha Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

A estabilidade climática deve continuar na sexta-feira (2) e no sábado (3). Entretanto, mudanças podem ocorrer no domingo (4) com o retorno da chuva ao oeste paranaense devido à formação de áreas de instabilidade vindas do Paraguai. “Nos demais setores paranaenses, o tempo segue estável”, afirma Kneib.

Entre sexta e sábado, nevoeiros pontuais podem ocorrer, especialmente nas regiões oeste, centro e leste do Paraná, predominando durante a madrugada e início do dia.

O Simepar conta com uma estrutura robusta de monitoramento climático, incluindo 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas. A instituição fornece dados para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, atendendo a demandas relacionadas a enchentes, deslizamentos, alagamentos, incêndios e secas.

Previsões detalhadas para os 399 municípios do Paraná estão disponíveis no site www.simepar.br. As informações incluem volumes de chuva, temperaturas mínimas e máximas, umidade relativa do ar e condições de vento, com atualizações detalhadas e segmentadas por hora para o dia atual e o seguinte.

Compartilhe esta publicação