A chance de ampliar os conhecimentos agrícolas adquiridos na unidade de São Mateus do Sul em outro país parecia algo distante para Vinicius Stukowski Camargo, de 16 anos. Morador da zona rural de São João do Triunfo, nos Campos Gerais, o jovem vivenciou uma grande transformação ao ingressar no Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola de São Mateus do Sul em 2024. Agora, ele é um dos 100 estudantes selecionados para o programa Ganhando o Mundo Agrícola, na primeira edição voltada à formação agrícola.
“Eu não acreditava que ia ganhar, sair de um país para outro, sair do mato, de São João do Triunfo para ir para os Estados Unidos. Nunca imaginei”, conta Vinicius, que divide as semanas entre o dormitório da instituição e a volta à casa simples da família, cedida, onde cultivam hortaliças e frutas para consumo próprio. O embarque está previsto para o segundo semestre de 2025, quando ele passará quatro meses estudando em um colégio agrícola do estado de Iowa, nos Estados Unidos. O estado foi escolhido após visita do governador Carlos Massa Ratinho Junior a autoridades locais.
Vinicius está empolgado com a oportunidade, que considera essencial para seu futuro. “Sempre gostei de lidar com a terra, de agricultura, e ajudar meus pais na roça. Essa oportunidade vai melhorar meu inglês e vou conseguir um emprego melhor no futuro com esse certificado no currículo”, planeja. Tímido, mas dedicado, o jovem tem usado os conhecimentos aprendidos no colégio para melhorar o cultivo na pequena horta da família, onde vive com os pais e dois irmãos gêmeos de 12 anos.
Ingressar no Ganhando o Mundo Agrícola é fruto de sua dedicação e interesse pelos estudos. No primeiro ano no colégio, ele se destacou ao participar do Festival Internacional de Cinema de São Mateus do Sul, criando e exibindo um curta-metragem que lhe garantiu o primeiro lugar. Como prêmio, recebeu um certificado e um curso de inglês completo, ferramentas que foram importantes no processo seletivo para o programa de intercâmbio.
A professora de inglês do colégio, Dagmara de Santana Skalski, que tem mais de 30 anos de experiência, viu desde o início o potencial do jovem e o incentivou a se inscrever. “O Vinicius é um aluno quietinho e reservado, mas percebi o seu potencial e incentivei que ele fizesse o Inglês Paraná, já que os certificados contavam para o processo seletivo do Ganhando o Mundo. Quando fui ver, ele já estava com vários. É um orgulho para a gente, mas o mérito é dele que correu atrás”, relata a professora. O Inglês Paraná é um programa do Governo do Paraná que oferece cursos completos e gratuitos de língua inglesa para alunos e professores da rede estadual de ensino.
A mãe de Vinicius, Rosângela Stukowski, não esconde o orgulho pelo esforço do filho. “Ele nunca me deu trabalho, vai bem na escola e nunca gostou de faltar. Quando saiu o resultado, eu chorei, na nossa vida nunca imaginei essa chance. Eu espero que ele consiga um emprego melhor para não sofrer igual a gente sofre na lavoura trabalhando por dia, porque não é fácil”, diz emocionada.
O programa Ganhando o Mundo Agrícola traz expectativas não só para Vinicius, mas também para professores e gestores escolares. “Além da bagagem cultural, o Vinicius terá a formação agropecuária em um dos estados americanos que é referência nessa área. O trabalho do colégio é para os estudantes, e, quando vemos eles rompendo barreiras, neste caso, fronteiras, a gente fica muito feliz”, afirma Wagner da Silva, diretor do Centro Agrícola de São Mateus do Sul.
Para Vinicius, o intercâmbio é mais do que um aprendizado pessoal – é também uma chance de mudar a realidade de sua família e comunidade. “Minha família está orgulhosa e acho que vou poder ajudá-los, construir uma casa nova para eles, ajudar o pai e a mãe na agricultura. Estou cheio de planos e acredito que vai dar tudo certo”, conclui o jovem, que agora se prepara para dar o próximo passo em sua jornada. Beneficiado pela iniciativa inédita, ele espera que a experiência internacional represente um marco em sua vida e na história de sua família.