Inscrições para o Fies 2025 começam na próxima segunda-feira (14); veja os detalhes

InícioEducaçãoInscrições para o Fies 2025 começam na próxima segunda-feira (14); veja os detalhes

As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre deste ano terão início na próxima segunda-feira, dia 14. O prazo terminará às 23h59 do dia 18 de julho, no horário de Brasília. As datas foram divulgadas em edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira, dia 9. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Desde 2001, o Fies financia cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à educação superior. Este ano, o MEC disponibilizou um total de 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 destinadas ao primeiro semestre e 44.867 para o segundo semestre.

Os candidatos que desejarem participar do programa precisam atender a algumas exigências: ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em edições a partir de 2010; alcançar, no mínimo, média aritmética de 450 pontos nas provas do Enem e não zerar a redação; além de possuir renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos, o que equivale a R$ 4.554 em 2025.

O edital também prevê 50% das vagas destinadas ao Fies Social, modalidade lançada em 2024. Para essa categoria, os candidatos devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e comprovar renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, o equivalente a R$ 759 em 2025. O Fies Social permitirá financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de ensino, além de prever cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

A classificação dos candidatos será feita com base nas notas obtidas no Enem, em ordem decrescente, considerando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A ordem de prioridade inclui os candidatos que: não concluíram o ensino superior e nunca foram beneficiados pelo Fies em primeiro lugar; seguidos por quem já utilizou o programa, mas ainda não quitou o financiamento; aqueles que concluíram o ensino superior sem auxílio financeiro em seguida; e, por último, os que finalizaram a graduação com financiamento já quitado.

O processo seletivo do Fies terá apenas uma chamada única, e o resultado com os nomes dos pré-selecionados será divulgado em 29 de julho. Os estudantes que não forem pré-selecionados automaticamente integrarão a lista de espera, destinada ao preenchimento das vagas remanescentes. As convocações da lista de espera ocorrerão entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro.

Compartilhe esta publicação