IDR-Paraná lança aplicativo que auxilia produtores rurais na contagem das horas de frio

InícioGovernoIDR-Paraná lança aplicativo que auxilia produtores rurais na contagem das horas de frio

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) lançou um aplicativo para dispositivos móveis que fornece informações sobre a quantidade acumulada de horas de frio ao longo do ano em diferentes municípios paranaenses. O Horas Frio Paraná foi desenvolvido para auxiliar produtores e profissionais das ciências agrárias na tomada de decisões relacionadas à necessidade de estimular artificialmente a quebra de dormência em culturas de clima temperado. O aplicativo já está disponível gratuitamente para download nas lojas App Store e Google Play.

Plantas frutíferas de clima temperado, como a macieira e o pessegueiro, entram em repouso durante os dias frios e curtos do inverno, perdendo as folhas e acumulando reservas de nutrientes, hormônios e açúcares para serem utilizados na brotação, florescimento e frutificação no próximo ciclo.

No entanto, a brotação adequada dos frutos só ocorrerá se houver o acúmulo de um certo número de horas (que varia de acordo com a espécie) em que a temperatura do ar esteja abaixo de um determinado limite, por exemplo, 7,2 °C.

“Na ausência da satisfação necessária de frio durante o inverno, típica de regiões tropicais e subtropicais, ocorre brotação deficiente e desuniforme, redução e irregularidade na abertura das gemas florais e vegetativas e, consequentemente, redução da produtividade”, explica a agrometeorologista Heverly Morais.

Quando a soma das horas de frio não atinge o valor necessário, a quebra de dormência das plantas precisa ser estimulada por meio da aplicação de produtos químicos agrícolas. E é exatamente para auxiliar nessa tomada de decisão que o aplicativo desenvolvido pelo IDR-Paraná entra em cena.

As informações no aplicativo estão organizadas em duas categorias. A primeira categoria mostra o acúmulo de temperaturas abaixo de 7,2 °C e 13 °C em 20 municípios (Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cerro Azul, Curitiba, Cândido de Abreu, Entre Rios – Guarapuava, Francisco Beltrão, Lapa, Palmas, Palotina, Pato Branco, Pinhão, Piraquara, Planalto, Ponta Grossa, Santa Tereza do Oeste, Teixeira Soares, Toledo e Salto Caxias – entre Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu). O segundo grupo, que abrange 10 localidades (Assis Chateaubriand, Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Cambará, Cianorte, Londrina, Maringá, Paranavaí, Umuarama e Xambrê), mostra a soma das temperaturas inferiores a 15 °C e 18 °C.

O aplicativo é uma continuação de uma pesquisa realizada anteriormente pelo IDR-Paraná.

Texto adaptado de: A folha sudoeste.

Compartilhe esta publicação