Cosud leva proposta de endurecimento das leis penais à União e Congresso

InícioGovernoCosud leva proposta de endurecimento das leis penais à União e Congresso

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, presidente do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), apresentou nesta terça-feira (26) em Brasília as sugestões dos sete estados membros sobre segurança pública ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.

As propostas, elaboradas no Pacto Regional para Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado durante a 10ª reunião do Cosud em Porto Alegre entre o final de fevereiro e o início de março, englobam quatro medidas para reforçar o combate ao crime organizado.

O governador enfatizou a necessidade de leis mais robustas no enfrentamento ao crime, visando evitar a reincidência delitiva e garantir a segurança da população. Ele destacou que espera que as propostas sejam debatidas e votadas pelos parlamentares para proporcionar um novo cenário para as famílias brasileiras.

Além das alterações legislativas, os governadores propuseram ações colaborativas entre as forças policiais estaduais, incluindo a unificação de compras pelo consórcio para reduzir custos, medida bem recebida pelo ministro.

As propostas legislativas dos estados do Sul e Sudeste abrangem quatro aspectos:

  1. Revisão dos requisitos para concessão de liberdade provisória em audiência de custódia nos casos de crimes graves.
  2. Regulamentação do acesso às informações de monitoramento eletrônico, visando compartilhar dados entre as forças policiais estaduais para agilizar a prevenção ao crime.
  3. Inclusão de qualificador no crime de homicídio quando praticado por membros de organização criminosa, visando restringir a progressão de regime e o livramento condicional para evitar a reinserção precoce na sociedade.
  4. Definição clara do que constitui suspeição fundamentada para abordagens policiais, visando garantir segurança jurídica aos agentes e evitar interpretações amplas na justificação de buscas.

Além das propostas legislativas, os governadores apresentaram ações operacionais, incluindo a criação de um Gabinete Integrado de Inteligência de Segurança Pública (GIISP), compartilhamento de capacitação e aquisição compartilhada de recursos para investigações criminais. Essas medidas visam reduzir custos e agilizar procedimentos de combate ao crime organizado.

Compartilhe esta publicação