Com nova marca, Itaipu Parquetec celebra 20 anos e foca em tecnologias futuras

InícioGovernoCom nova marca, Itaipu Parquetec celebra 20 anos e foca em tecnologias futuras

A partir de julho deste ano, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) passa a se chamar Itaipu Parquetec. A mudança de nome marca um novo momento para a instituição, que completou 20 anos em 2023 e agora se consolida como o parque mais completo em soluções sustentáveis para a transição energética e tecnologias do futuro.

Com duas décadas de experiência como um ecossistema que promove a colaboração entre universidades, empresas, poder público e sociedade, o Itaipu Parquetec transforma novas tecnologias e negócios em realidade. Além disso, como uma instituição de ciência e tecnologia, o parque se dedica à pesquisa científica e à educação, colocando conhecimento à disposição da sociedade. “Em duas décadas de história, foram centenas de projetos em parceria com instituições de ensino, empresas, instituições governamentais e outras parcerias estratégicas que construíram um legado de conhecimento e inovação”, afirma o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Professor Irineu Colombo.

“Consolidamos uma série de competências em áreas como energias renováveis, inteligência e gestão territorial, tecnologias aplicadas, segurança cibernética, entre outras, que agora, como Itaipu Parquetec, se intensificam em entregas pelo bem-estar da sociedade. Estamos cada vez mais abertos para novas parcerias para o desenvolvimento de soluções para mudar o nosso território e o mundo”, complementa Colombo.

Este momento marca mais do que o lançamento de uma nova marca; é uma celebração do compromisso da Itaipu com o conhecimento e a inovação. “A usina, que nasceu de um projeto de engenharia que rompeu a barreira do conhecimento e de um acordo diplomático igualmente de vanguarda, tem em seu DNA a inovação. Este momento é muito mais do que o lançamento de uma nova marca para o Parque Tecnológico; representa a celebração do compromisso da Itaipu com o conhecimento e a inovação”, destacou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.

“A nova identidade exalta as origens do Parque Tecnológico e fortalece a inclinação da Itaipu em direção ao futuro, na medida em que aprofunda o compromisso da binacional em pesquisas e projetos voltados para a transição energética e o desenvolvimento de soluções tecnológicas, negócios e oportunidades que tenham impacto positivo na sociedade”, complementou Verri.

Transição Energética Acessível

Um dos projetos do Itaipu Parquetec é o Sistema de Segurança Energética Modular, que utiliza baterias de veículos elétricos para armazenar e fornecer energia captada por placas fotovoltaicas. O sistema já está em funcionamento na comunidade indígena Baniwa, na fronteira do Brasil com a Colômbia, beneficiando mais de 600 pessoas que não tinham acesso à energia elétrica.

O objetivo é expandir o projeto para outras comunidades isoladas, com a próxima instalação prevista para a Ilha da Trindade, no Espírito Santo. Este projeto tem o potencial de levar energia a mais de 270 regiões isoladas do país, contribuindo para uma transição energética justa e acessível.

Soluções para a Descarbonização

O Itaipu Parquetec tem mais de uma década de experiência com a pesquisa e a aplicação do hidrogênio, considerado o combustível do futuro. No parque, existe uma planta de produção de hidrogênio, com projetos voltados ao abastecimento de veículos pesados e ao armazenamento do elemento em pó, garantindo maior segurança energética.

Recentemente, uma nova parceria foi firmada com a usina de Itaipu, o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e o projeto H2Brasil, resultando na instalação de uma Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis. Esta é a primeira planta-piloto para a produção de petróleo sintético a partir de biogás e hidrogênio verde, destinada a servir como combustível sustentável para a aviação (SAF).

Maior Aproximação com Foz do Iguaçu

O Itaipu Parquetec pretende fortalecer o vínculo com Foz do Iguaçu, onde está localizado, por meio de novos projetos para o município. Um exemplo é a construção de 254 casas populares para famílias em situação de vulnerabilidade social, utilizando a tecnologia wood frame, com madeira de reflorestamento certificada. Outro projeto é o Mercado Público Barrageiro, que será um novo atrativo turístico para a cidade e está previsto para ser entregue nos próximos meses, gerando mais de 450 empregos diretos e indiretos.

O parque também lançará um portal próprio para aumentar a proximidade com os moradores de Foz do Iguaçu, facilitando a entrada de visitantes que poderão conhecer a estrutura e as iniciativas desenvolvidas.

Outras Competências

Ao longo de duas décadas, o Itaipu Parquetec desenvolveu competências em diversas áreas, incluindo automação e simulação de sistemas elétricos, energias renováveis, inteligência e gestão territorial, tecnologias aplicadas, estruturas de barragens, segurança cibernética, arquitetura e engenharia, ciência e educação, e turismo sustentável. Mais informações podem ser encontradas no site: www.itaipuparquetec.org.br.

Foto: Kiko Sierich/Itaipu Binacional.

Texto adaptado do Jornal Folha do Noroeste.

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋