Paraná avança na produção sustentável de alimentos, declara o governador

InícioGeralParaná avança na produção sustentável de alimentos, declara o governador

O tema do aumento da produtividade no agronegócio com foco na sustentabilidade foi abordado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no summit “Paraná em Perspectiva: Agro e a Sustentabilidade”, realizado pelo jornal Gazeta do Povo, na quarta-feira (1), na sede da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), em Curitiba.

O governador enfatizou o compromisso do Estado com a produção de alimentos alinhada aos princípios da sustentabilidade e destacou o reconhecimento do Paraná como um dos estados mais sustentáveis do Brasil, sendo elogiado até pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que representa as 30 maiores potências mundiais.

“Isso demonstra que estamos no caminho correto da preocupação com o meio ambiente e, além disso, nos consolida como supermercado do mundo. Somos um grande produtor de alimentos com preocupação ambiental”, destacou o governador.

Ele também mencionou ações sustentáveis em andamento, como o plano de preservação de nascentes de rios, que visa proteger pelo menos 30 mil fontes e minas d’água até 2026, e a distribuição de 8,5 milhões de mudas de espécies nativas pelo Instituto Água e Terra (IAT) desde 2019.

“Nossa vocação é produzir alimentos, é ser o supermercado do mundo, mas com preocupação ambiental, que acaba se tornando um ativo para nosso Estado, um selo que atrai investidores de todo o mundo, que hoje está muito voltado para a questão da sustentabilidade.”

Outra preocupação do governo é a destinação sustentável dos resíduos da produção agrícola, com planos para criar uma rede de usinas de biogás que utilizam os dejetos da criação de animais para produção de energia elétrica e biometano, que também pode ser usado como combustível de veículos agrícolas.

O governo planeja transformar o Paraná em um importante produtor de biogás no Brasil, com 169 usinas de biogás já prontas e planos para incentivar a produção e o consumo por meio de incentivos fiscais e a construção de gasodutos para distribuição.

Além disso, o programa RenovaPR já implantou 6.662 projetos de energia sustentável em propriedades rurais subsidiados pelo Banco do Agricultor Paranaense, incluindo sistemas de geração de energia elétrica por meio de placas solares ou processamento de biomassas para produção de biogás e biometano.

O governador enfatizou que o desenvolvimento sustentável e a preocupação com o meio ambiente são cruciais para atrair investidores e continuar industrializando o setor agrícola, tornando o Paraná um exemplo de qualidade de vida e desenvolvimento econômico.

Foto: Ari Dias / AEN

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋